Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau para 21 egressos da Faculdade de Psicologia
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau para 21 egressos da Faculdade de Psicologia

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 16h03 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 16h03 | Acessos: 1380

Na noite da última quarta-feira, 11 de janeiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) outorgou grau para 21 egressos da Faculdade de Psicologia (Fapsi). A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do campus sede, e foi presidida pela pró-reitora  de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, docente Maria da Glória Vitório Guimarães, no ato representando a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe.

Além da pró-reitora, fizeram parte da mesa de honra a coordenadora acadêmica e diretora em exercício da Fapsi, professora Iolete Ribeiro da Silva; o paraninfo da turma e coordenador do curso, docente Marck Souza Torres; a homenageada com o nome da turma, professora Lidia Rochedo Ferraz; e a patronesse da turma, docente Ana Cristina Fernandes Martins.

Durante a solenidade, a pró-reitora  de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, docente Maria da Glória Vitório Guimarães, lembrou que a Ufam contribuiu de forma direta e positiva na vida dos bacharéis ao realizar sonhos, formar pessoas e gerar oportunidades. “Vocês têm todas as ferramentas necessárias para se desenvolverem. Procurem a vocação de vocês, dentro da formação que vocês escolheram, que o sucesso chegará. A Ufam sempre estará aberta para os egressos; aguardamos vocês na pós-graduação. Retornem sempre à Universidade sempre que puderem e quiserem”, destacou a pró-reitora.          

A diretora em exercício da Fapsi, professora Iolete Ribeiro da Silva, falou sobre o processo de formação, ao citar a bell Hooks, e relembrar que a academia não é o paraíso, mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. “O espaço da formação é libertário, onde nos construímos diariamente, e diversas mudanças ocorrem na nossa trajetória. Certamente, vocês se lembram de muitas transformações que vivenciaram ao longo do curso e esse desejo de mudança é algo que deve estar presente na nossa vida, o tempo inteiro, para que nós não sejamos os mesmos que fomos ontem. Nós vivemos em um momento, sob efeito de uma pandemia, em que a sociedade demanda a presença e atuação da Psicologia. Neste lugar ocupado por nós, de atuação profissional, temos a possibilidade de oferecer uma contribuição voltada para a construção de sociabilidades que produzam saúde mental. Esse é um compromisso ético-político que nos acompanha”, enfatizou.      

Cerimônia

O orador da turma, bacharel Pedro Afonso Moss Jacob de Souza, em seu discurso, fez uma retrospectiva dos anos de curso e lembrou dos impactos da pandemia e da necessidade de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Desejo, acima de tudo, que possamos exercer nossa profissão de maneira digna, promovendo sempre universalidade, integralidade e equidade - princípios que fundamentam o SUS. Além do conhecimento técnico e acadêmico profissional, aprendemos na Ufam a ter um olhar crítico diante da realidade que vivemos e fomentou nas nossas mentes a importância da Filosofia e da Ciência para o desenvolvimento humano. A Universidade nos ensinou o poder do conhecimento com maestria e com ele poderemos ser mais prósperos e gerarmos mudanças”, disse o egresso. 

O paraninfo da turma, professor Marck Souza Torres, enfatizou que florescimento e cuidado estão interligados, sendo impossível cuidar sem considerar a si mesmo e ao outro. “Na Psicologia cuidar é considerar o outro e todas as possibilidade da existência desse outro. Sem estereótipos, sem invisibilidade e, principalmente, prestando muita atenção que esse outro faz parte do nosso viver. É preciso ter coragem e muito cuidado ético-político para permitir promoção de saúde mental, particularmente, porque vivemos um momento histórico que é urgente fortalecer as políticas sociais de assistência à saúde mental, além de reivindicar a contratação de profissionais devidamente qualificados e por meio de evidências científicas realizar a intervenção psicológica, considerando os diferentes aspectos individuais, sociais, ambientais, econômicos, políticos, dentre outros. Não podemos esquecer que cuidado não é caridade, mas um fazer com compromisso ético. Parabenizo também as famílias, amigos e amigas, por terem sido apoio em todos os momentos da caminhada formativa. Somente vocês sabem quantos desafios enfrentaram durante esse percurso”, finalizou o docente. 

FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

  1. ALEXIA MACEDO DA SILVA
  2. ANA CECÍLIA DOLZANY ARAÚJO
  3. ANA PAULA DE SEIXAS PONTES
  4. ARIELLE GALVÃO RIBEIRO
  5. BEATRIZ DA SILVA MOREIRA
  6. CARLA VICTORIA NORIEGA GARCIA
  7. EMILIO RAFAEL DA SILVA ARAÚJO
  8. FERNANDA RODRIGUES DA CUNHA
  9. FREDGAARD VICTOR CAVICCHIOLI BATISTA
  10. JAYNNE NOGUEIRA DUARTE
  11. KEURILY DA SILVA MIRANDA
  12. LANA DE MATOS ALBUQUERQUE
  13. LANNA SCHELLYDA DOS SANTOS ALVES
  14. LESSANDRO FREIRE DE SOUZA
  15. MANUELA GOMES BATALHA
  16. MÁRCIO ROGÉRIO DA SILVA DONEGÁ
  17. MARIA CAROLINA LIMA DE SOUZA
  18. MICHAELA NASCIMENTO COLARES
  19. PAULO JORGE ALVES MARTINS JÚNIOR
  20. PEDRO AFONSO MOSS JACOB DE SOUZA
  21. THAÍS CAMPOS PEDROSA 

    FORMADA DO CURSO DE PSICOLOGIA 

    1. CLARA BATISTA NOGUEIRA

Mais imagens da colação:

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página