Ufam outorga grau para 21 egressos da Faculdade de Psicologia
Na noite da última quarta-feira, 11 de janeiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) outorgou grau para 21 egressos da Faculdade de Psicologia (Fapsi). A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do campus sede, e foi presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, docente Maria da Glória Vitório Guimarães, no ato representando a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe.
Além da pró-reitora, fizeram parte da mesa de honra a coordenadora acadêmica e diretora em exercício da Fapsi, professora Iolete Ribeiro da Silva; o paraninfo da turma e coordenador do curso, docente Marck Souza Torres; a homenageada com o nome da turma, professora Lidia Rochedo Ferraz; e a patronesse da turma, docente Ana Cristina Fernandes Martins.
Durante a solenidade, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, docente Maria da Glória Vitório Guimarães, lembrou que a Ufam contribuiu de forma direta e positiva na vida dos bacharéis ao realizar sonhos, formar pessoas e gerar oportunidades. “Vocês têm todas as ferramentas necessárias para se desenvolverem. Procurem a vocação de vocês, dentro da formação que vocês escolheram, que o sucesso chegará. A Ufam sempre estará aberta para os egressos; aguardamos vocês na pós-graduação. Retornem sempre à Universidade sempre que puderem e quiserem”, destacou a pró-reitora.
A diretora em exercício da Fapsi, professora Iolete Ribeiro da Silva, falou sobre o processo de formação, ao citar a bell Hooks, e relembrar que a academia não é o paraíso, mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. “O espaço da formação é libertário, onde nos construímos diariamente, e diversas mudanças ocorrem na nossa trajetória. Certamente, vocês se lembram de muitas transformações que vivenciaram ao longo do curso e esse desejo de mudança é algo que deve estar presente na nossa vida, o tempo inteiro, para que nós não sejamos os mesmos que fomos ontem. Nós vivemos em um momento, sob efeito de uma pandemia, em que a sociedade demanda a presença e atuação da Psicologia. Neste lugar ocupado por nós, de atuação profissional, temos a possibilidade de oferecer uma contribuição voltada para a construção de sociabilidades que produzam saúde mental. Esse é um compromisso ético-político que nos acompanha”, enfatizou.
Cerimônia
O orador da turma, bacharel Pedro Afonso Moss Jacob de Souza, em seu discurso, fez uma retrospectiva dos anos de curso e lembrou dos impactos da pandemia e da necessidade de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Desejo, acima de tudo, que possamos exercer nossa profissão de maneira digna, promovendo sempre universalidade, integralidade e equidade - princípios que fundamentam o SUS. Além do conhecimento técnico e acadêmico profissional, aprendemos na Ufam a ter um olhar crítico diante da realidade que vivemos e fomentou nas nossas mentes a importância da Filosofia e da Ciência para o desenvolvimento humano. A Universidade nos ensinou o poder do conhecimento com maestria e com ele poderemos ser mais prósperos e gerarmos mudanças”, disse o egresso.
O paraninfo da turma, professor Marck Souza Torres, enfatizou que florescimento e cuidado estão interligados, sendo impossível cuidar sem considerar a si mesmo e ao outro. “Na Psicologia cuidar é considerar o outro e todas as possibilidade da existência desse outro. Sem estereótipos, sem invisibilidade e, principalmente, prestando muita atenção que esse outro faz parte do nosso viver. É preciso ter coragem e muito cuidado ético-político para permitir promoção de saúde mental, particularmente, porque vivemos um momento histórico que é urgente fortalecer as políticas sociais de assistência à saúde mental, além de reivindicar a contratação de profissionais devidamente qualificados e por meio de evidências científicas realizar a intervenção psicológica, considerando os diferentes aspectos individuais, sociais, ambientais, econômicos, políticos, dentre outros. Não podemos esquecer que cuidado não é caridade, mas um fazer com compromisso ético. Parabenizo também as famílias, amigos e amigas, por terem sido apoio em todos os momentos da caminhada formativa. Somente vocês sabem quantos desafios enfrentaram durante esse percurso”, finalizou o docente.
FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA
- ALEXIA MACEDO DA SILVA
- ANA CECÍLIA DOLZANY ARAÚJO
- ANA PAULA DE SEIXAS PONTES
- ARIELLE GALVÃO RIBEIRO
- BEATRIZ DA SILVA MOREIRA
- CARLA VICTORIA NORIEGA GARCIA
- EMILIO RAFAEL DA SILVA ARAÚJO
- FERNANDA RODRIGUES DA CUNHA
- FREDGAARD VICTOR CAVICCHIOLI BATISTA
- JAYNNE NOGUEIRA DUARTE
- KEURILY DA SILVA MIRANDA
- LANA DE MATOS ALBUQUERQUE
- LANNA SCHELLYDA DOS SANTOS ALVES
- LESSANDRO FREIRE DE SOUZA
- MANUELA GOMES BATALHA
- MÁRCIO ROGÉRIO DA SILVA DONEGÁ
- MARIA CAROLINA LIMA DE SOUZA
- MICHAELA NASCIMENTO COLARES
- PAULO JORGE ALVES MARTINS JÚNIOR
- PEDRO AFONSO MOSS JACOB DE SOUZA
- THAÍS CAMPOS PEDROSA
FORMADA DO CURSO DE PSICOLOGIA
- CLARA BATISTA NOGUEIRA
Mais imagens da colação:
Redes Sociais