Apresentações de trabalhos - Inscrições para no VI CONCINAT e VIII ENECINA vão até dia 15 de janeiro
Os eventos nacionais ocorrem entre os dias 23 e 28 de janeiro
Os interessados em apresentar trabalhos no VI Congresso Nacional de Ciências Naturais/ da Natureza (CONCINAT) e do VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Naturais/ da Natureza (ENECINA) têm até o dia 15 de janeiro para realizar inscrições AQUI. Os eventos reúnem estudantes, de graduação e pós-graduação, profissionais da Licenciatura em Ciências Naturais/Ciências da Natureza e de diversas áreas, das diferentes regiões brasileiras, para promover a integração e o debate de questões educacionais, políticas, socioculturais, econômicas e científicas.
O VI CONCINAT e VIII ENECINA ocorrem entre os dias 23 e 28 de janeiro, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), e as apresentações ocorrerão apenas na modalidade presencial, podendo ser na forma oral ou pôster. Haverá também palestras, roda de conversa, oficinas, minicursos e sessenta vagas para alojamento.
Confira os detalhes no site dos Eventos
VI CONCINAT
Na sexta edição, o Congresso é um dos principais eventos da área no Brasil e este ano volta ao seu local de origem e traz consigo a experiência da trajetória ao longo de cinco edições. Com o tema “Ciência e Educação: Ferramentas para a sociedade do futuro”, o CONCINAT promoverá reflexões sobre o novo formato da educação básica brasileira.
O Congresso nasceu em 2016, na Ufam, a partir da necessidade das/dos estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza construírem uma identidade própria e plural, garantindo o fortalecimento desta licenciatura e da educação pública de alta qualidade no país.
VIII ENECINA
A oitava edição do Encontro coloca em debate um tema de interesse nacional: “A formação multidisciplinar do profissional de LCN pós-pandemia: Desafios de um Brasil em reconstrução”, considerando as perspectivas futuras para o ensino de ciências na sociedade brasileira após dois anos de pandemia. As questões norteadoras serão: Como a formação do profissional de LCN, tem que estar ligada a um novo processo de ensino e pesquisa? Quais os parâmetros que usaremos para uma formação continuada inseridos na expansão tecnológica? Quais os desafios para o profissional de LCN, dentro de um país totalmente em que a educação e a ciência sofrem ataques constantes?
O Encontro nasceu em outubro de 2010 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), por iniciativa de alguns estudantes daquela universidade, da UnB, UFAM e UFPA. O objetivo foi discutir o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado em diferentes instituições de ensino superior do Brasil, ressaltando a integração educacional, política e sociocultural, bem como alinhamento, troca de experiências e informações entre os participantes. Esse é um espaço deliberativo dentro do CONCINAT, no qual os estudantes têm a oportunidade e o espaço para levantar pautas e desenvolver mecanismos que agreguem politicamente, profissionalmente e representativamente, as várias esferas do curso de LCN pelo Brasil.
Redes Sociais