Docente da Ufam toma posse na Secretaria de Educação Básica do MEC
Por Irina Coelho
Ascom Ufam
Na tarde desta sexta-feira, 6 de janeiro, em Brasília, a docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Kátia Schweickardt, tomou posse como secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). O anúncio foi feito durante a live de apresentação dos novos integrantes do MEC. A docente tem histórico em gestão pública, ocupando os cargos de secretária de Educação do Município de Manaus e coordenadora geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas (CEUC), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmas).
Ligada ao Departamento de Ciências Sociais, Kátia Schweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997).
“Fui tomada por uma profusão de sentimentos, angústia, mas, ao mesmo tempo invadida pelo senso da responsabilidade com a reconstrução desse país, com o olhar e voz da Amazônia, com a ancestralidade da minha negritude, com todos aqueles e aquelas que acreditam na potência transformadora da Educação Básica”, destacou a recém- empossada.
A professora também agradeceu e falou sobre as expectativas de começar a compor as estratégias para desempenhar essa missão. “Obrigada por tudo e todos os aprendizados que pude vivenciar com meus colegas do DCiS e nossxs alunxs desde meu retorno à Ufam. Conto com vcs nessa empreitada e a Ufam conta com a SEB, especialmente agora que iremos iniciar uma Licenciatura em CS. Vamos juntxs’, finalizou.
Secretaria de Educação Básica
A SEB atua na formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Em articulação com os sistemas de ensino e participação social, também planeja, orienta e coordena a implementação dessas políticas por meio da cooperação didático-pedagógica, tecnológica, técnica e financeira.
Redes Sociais