Página inicial > Notícias Destaque > A importância das tecnologias da informação e comunicação no combate à covid no Amazonas é apresentada em livro da UERJ

Publicado: Quarta, 28 de Dezembro de 2022, 12h19 | Última atualização em Segunda, 02 de Janeiro de 2023, 12h23 | Acessos: 1379

Apresentar o papel desempenhado pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no combate à pandemia de covid-19 no estado do Amazonas é um dos objetivos do livro “Inovação e Saúde Digital para o pós-pandemia”, que reúne registros de como a pandemia foi combatida no Brasil. A obra foi lançada em formato digital na terça-feira, 27, pela Editora da Telessaúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Organizado por Alexandra Monteiro, Márcia Maria Pereira Rendeiro e Ana Terra Santos Alves, o livro documenta as pesquisas desenvolvidas por estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Telemedicina e Telessaúde. Responsável pelo capítulo que mostra como o Amazonas lutou contra a pandemia com o uso das TICs, Adriany Araújo é coordenadora da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam (GMTS) e escreveu o registro a partir de sua pesquisa de mestrado realizada na UERJ.
“Sabendo que a saúde digital tem um alto alcance sem o deslocamento geográfico, ela se torna eficaz no enfrentamento dos problemas de saúde da população e na promoção da saúde”, revelou a autora. “O capítulo apresenta as potencialidades da utilização das TICs no combate da pandemia do novo coronavírus surgido no final do ano de 2019. Assume o propósito de descrever a potência da Telessaúde no uso das TICs da Universidade Federal do Amazonas, bem como demonstrar a sua utilização em serviços de apoio temporal, além de apresentar o uso das ferramentas tecnológicas em ações estratégicas de apoio assistencial”, completou Adriany.
Segundo a coordenadora da Telessaúde da Ufam, com o estudo foi possível constatar que as TICs foram de fundamental importância no enfrentamento à pandemia de civid-19 no Estado, uma vez que proporcionaram a transmissão, com celeridade, de informações verídicas à população e aos profissionais da saúde face ao cenário de pandemia. “Conclui-se que as informações fornecidas pelo chatbot Ufam possibilitaram aos usuários o entendimento sobre a doença, bem como, a solicitação de teleconsulta, pré-diagnóstico, perfil epidemiológico do Amazonas, dentre outros”, expôs a pesquisadora.
Para mais informações, a obra está disponível em formato digital na página da Editora da Telessaúde da UERJ, com acesso livre e gratuito a todos.