Página inicial > Notícias Destaque > Laboratório de Automação Robótica Aeronáutica é inaugurado na Ufam

Laboratório de Automação Robótica Aeronáutica é inaugurado na Ufam

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 14h12 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 16h34 | Acessos: 3088

O local consiste num Centro de Lançamento de aeronaves não-tripuladas, as quais serão utilizadas nas iniciativas de combate às queimadas na Amazônia

Por Márcia Grana
Equipe Ascom/Ufam

Foi inaugurado, na manhã desta terça-feira, 27, o Laboratório de Automação  Robótica Aeronáutica (Lara). O recinto da empresa Hawk Geo está instalado no Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico da Ufam (CDTECH),  setor voltado a dar suporte a empresas com foco em tecnologias avançadas.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o qual destacou a importância do CDTECH e a possibilidade de o Laboratório recém-inaugurado auxiliar as iniciativas da Universidade no combate aos incêndios na Amazônia. “A Universidade, numa ação concreta, fruto de uma experiência de pesquisa, em parceria com a iniciativa privada, inaugura hoje esse laboratório, que está à disposição não somente da sociedade local como também de todo o Brasil. Para que vocês tenham ideia da importância deste novo laboratório, quero compartilhar com os senhores que recebi, mais cedo, mensagem do Ministério da Educação (MEC) solicitando as iniciativas da Universidade no combate aos incêndios na Amazônia e tive a grande satisfação de responder que a inauguração deste laboratório em nossa Universidade poderá auxiliar bastante nessa missão, vez que já experimentamos o potencial da empresa Hawk Geo no sistema de vigilância aérea de nossa Universidade”, discursou o gestor.

Produção de drones

O diretor do CDTECH, professor Luiz Roberto Nascimento, ressalta a missão do CDTECH de dar suporte a empresas com foco em tecnologias avançadas. “Neste momento estamos acolhendo a Hawk Geo e seu laboratório Lara, de robótica aeronáutica para, no futuro próximo, termos um mercado de serviços no uso de drones e até mesmo passarmos a produzir esses equipamentos. Isto vindo acontecer, certamente, estaremos promovendo o desenvolvimento regional e apoiando, ao mesmo tempo, a empresariedade”, ressaltou o diretor.

Expectativas

O diretor da Hawk Geo, comandante Aimoré Dias afirmou que, com a inauguração do Laboratório, a Ufam está mais aparelhada para suas missões científicas e tecnológicas. “O Laboratório está equipado com a mais alta tecnologia, o que permitirá o desenvolvimento de atividades empresariais e científicas no segmento que utiliza aeronaves VTOL (Vertical Take-off and Landing). Queremos fazer da Hawk Geo um case de sucesso e, com a parceria dos pesquisadores da Ufam, temos a certeza de que atingiremos essa meta. Penso que se eu ajudo, com certeza serei ajudado. Por enquanto, só voamos no perímetro da Ufam, mas nossa intenção é firmar parcerias com outras instituições e ter nossos serviços de mapeamento contratados”, destacou o diretor.