Página inicial > Notícias Destaque > Professores da Ufam conquistam o Prêmio Pesquisador Destaque da Fapeam

Professores da Ufam conquistam o Prêmio Pesquisador Destaque da Fapeam

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h02 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 11h29 | Acessos: 993

Professora Iolete Ribeiro, da Faculdade de Psicologia (Fapsi), recebeu o prêmio da área de Ciências Humanas e o professor Leandro Pocrifka, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), recebeu o prêmio da área de Ciências Exatas e da Terra da 2ª edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2022

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações da Fapeam

Os professores da Universidade Federal do Amazonas Iolete Ribeiro e Leandro Pocrifka foram anunciados, no último dia 15 de dezembro, como vencedores da 2ª edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2022, na categoria Pesquisador Destaque.

Perfil dos premiados

A Pesquisadora Destaque da 2ª edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2022, da área de Ciências Humanas, professora Iolete Ribeiro, atua há 20 anos como docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi). Já foi diretora da Fapsi por dois mandatos consecutivos e conquistou diversas premiações acadêmicas, entre elas, o Prêmio do Conselho Regional de Psicologia (CRP), por ter atuado na criação do CRP e ter sido a primeira presidente do Conselho no Amazonas e a Comenda pelo trabalho em defesa dos Direitos Humanos, concedida pelo Estado de Alagoas. Ela comenta o reconhecimento da Fapeam ao trabalho desenvolvido por ela. “Essa premiação da Fapeam é uma iniciativa muito importante para apoiar o nosso trabalho de pesquisadoras em um contexto de muita escassez de recursos para a pesquisa na área de Ciências Humanas. Isso demonstra o reconhecimento da importância do nosso trabalho. Este é, também, um momento de gratidão a todas as parcerias que precisamos construir para a realização de uma pesquisa, seja com estudantes ou outros pesquisadores e pesquisadoras e o meu desejo é ver, cada vez mais, mulheres alcançando esse reconhecimento”, destacou a professora Iolete Ribeiro.

O professor Leandro Pocrifka foi o pesquisador destaque da área de Ciências Exatas e da Terra.Professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas, ele é mestre e doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos, e pós-doutor em Eletroquímica pela Universidade de São Paulo (IQUSP SC). Ingressou no Departamento de Química da Ufam (DQ-Ufam) em 2010, onde ministra disciplinas relacionadas à Físico-Química no Curso de Graduação e Pós-Graduação de Química e Ciências & Engenharia de Materiais. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química por dois mandatos consecutivos, de 2015 até 2019 e também atua como revisor de 15 revistas científicas de âmbito nacional e internacional. Seu grupo de pesquisa desenvolve projetos em supercapacitores, fotodegradação, nanomateriais para eletrocatálise e sensores eletroquímicos.

Reconhecimento público

Os vencedores do Prêmio Fapeam de CT&I recebem troféus, certificados e bolsas para apoiar suas carreiras. A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou que, em quatro anos, a Fapeam investiu mais de R$ 400 milhões para avanço da ciência e tecnologia no Amazonas e que a premiação é uma forma de fazer um reconhecimento público à excelência das pesquisas produzidas. “O grande objetivo desse Prêmio é reconhecer publicamente a excelência do trabalho que é desenvolvido pelos nossos pesquisadores, pelos profissionais de comunicação e pelo professor ciência na escola para que se sintam valorizados e acolhidos e, isso tem sido feito ao longo desses anos”, ressaltou Márcia Perales.

A solenidade, que ocorreu na modalidade virtual, pode ser conferida no  Canal do YouTube da Fapeam.

O Prêmio é estruturado em quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola. Confira todos os premiados na ilustração abaixo:

Sobre o prêmio

A premiação é uma iniciativa do Governo do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e visa reconhecer publicamente pesquisadores, profissionais de comunicação e professores do Programa Ciência da Escola (PCE) com destacada trajetória no estado, relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e para o desenvolvimento econômico do Amazonas, além de estimular a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido no estado.