Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Unanimidade - Próximo aos 25 anos de docência, reitor da Ufam torna-se professor titular
Início do conteúdo da página

Unanimidade - Próximo aos 25 anos de docência, reitor da Ufam torna-se professor titular

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 10h36 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 12h31 | Acessos: 1156

Ligado ao Departamento de Economia e Análises da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, na tarde da última quarta-feira, 14 de dezembro, após defender Memorial Acadêmico, tornou-se professor titular por unanimidade. A defesa, requisito para a ascensão funcional a professor titular, ocorreu de forma híbrida, no prédio da Reitoria, e mostrou a trajetória acadêmica, científica e administrativa do docente.

Presidida pelo professor da Ufam, José Barbosa Filho, a Comissão Especial de Avaliação foi formada também pelos membros titulares, professores Cláudio Ruy Vasconcelos da Fonseca, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Rita de Cássia Guimarães Mesquita (Inpa) e Álvaro Guillermo Rojas Lezana, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os suplentes foram os professores da Ufam, Alexandre Almir Ferreira Rivas e José Celso de Oliveira Malta, do Inpa.

“Inicia uma nova fase de cátedra em que as cobranças e os desafios serão maiores, mas seguirei, assim como fiz durante toda a minha vida profissional, à disposição da Ufam. Este dia, em que apresento a minha trajetória a uma banca qualificada, é dedicado aos meus familiares, que também ajudaram a construir a Instituição. Meu pai, Raimundo Nonato Ferreira Gomes Sobrinho, professor aposentado da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam); a minha mãe, Maria do Perpétuo Socorro Puga Ferreira, primeira Assistente Social da Ufam”, enfatizou.

Defesa

O professor Sylvio Puga apresentou sua carreira desde a aprovação, em 1988, no curso de Ciências Econômicas na Ufam, passando pelo Mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutoramento em Economia pelo IE/UNICAMP (2010). Além disso, destacou também as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas desenvolvidas durante os quase 25 anos de docência na Ufam.

No Ensino, ministrou disciplinas como Economia Política, Economia Regional e Urbana, História do Pensamento Econômico I, História do Pensamento Econômico II, Introdução a Economia, Técnicas de Pesquisa em Economia, Teoria Macroeconômica I, Teoria Macroeconômica II, entre outras. Na pesquisa, trabalha nas linhas de Economia Industrial e História Econômica. Na Extensão, além de desenvolver projetos, em 2001, ocupou o cargo de pró-reitor na gestão do ex-reitor, professor Hidembergue Ordozgoith da Frota. Aqui, foi possível realizar a primeira edição da Mostra de Extensão da Ufam. Naquela época, foram apresentados mais de 250 projetos e a Mostra segue no calendário de atividades da Pró-Reitoria.

No que se refere às publicações, de sua autoria tem a obra intitulada “Federalismo, Economia Exportadora e Representação Política: O Amazonas na República Velha (1889-1914)”, fruto da tese de doutorado, orientado pela professora Dra. Wilma Peres Costa, além de capítulos de livros, artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, congressos e textos em jornais e revistas. Há também orientações de graduação e mestrado; participações em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso, mestrado e doutorado e comissões julgadoras.

Administrativamente, essa é a segunda gestão do professor Sylvio Puga frente a reitoria da Ufam e tem como vice-reitora a professora Therezinha Fraxe. A primeira, ocorreu em 2017, com o professor Jacob Cohen ocupando o cargo de vice-reitor. Além de reitor, o professor Sylvio ocupou os cargos de coordenador do colegiado do curso de Ciências Econômicas (1999-2001), pró-reitor de Extensão (2001-2005), chefe de departamento (2007-2010), diretor da Faculdade de Ciências Sociais (2013-2017) e foi membro de conselhos, comissões e consultorias.

Administração Superior

Durante as duas gestões, a Universidade Federal do Amazonas realizou convênios e parcerias municipais, estaduais, nacionais e internacionais; inaugurações e melhorias físicas no campus da capital e do interior; ações permanentes junto aos órgãos de fomento; articulações junto aos poderes legislativo (municipal, estadual e federal), executivo e judiciário. Obteve premiações, incentivou a capacitação dos servidores, foi destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Guia do Estudante, entre outras ações.

“Desde que assumi o cargo, enfrentei os problemas clássicos (infraestrutura, orçamento e pessoal) de uma universidade. Esses problemas foram enfrentados por todos os meus antecessores. No entanto, na minha gestão ocorreu a maior crise sanitária do século, a covid 19, e posso dizer, não com alegria, mas com a consciência de dever cumprido, que quando o primeiro caso de covid foi registrado no estado do Amazonas, nós já tínhamos uma Comissão formada por especialistas e fui orientado a suspender as atividades da Instituição. Assim, eu fiz, amparado pela Ciência. O tempo, infelizmente, mostrou que estávamos certos e viveríamos no nosso estado e país um cenário terrível. Essa decisão, referendada por unanimidade pelo Conselho Universitário, me deixou tranquilo e com a certeza de que ajudamos a salvar vidas. Tivemos óbitos na nossa Instituição, mas nenhuma causada pelo exercício profissional. A nossa ação, naquele momento, foi decisiva para que isso não acontecesse. Além, claro, da Ufam ter se reinventado durante esse período para ajudar a sociedade e continuar com suas atividades mesmo que remotas”, relembrou o reitor.

Banca Avaliadora

Durante a banca, a professora Rita de Cássia Guimarães Mesquita, ligada ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), destacou os acordos de cooperação municipais, nacionais e internacionais realizados pela Ufam. “Ao apresentar as premiações, reconhecimentos e ações administrativas, é preciso reconhecer o trabalho que o reitor Sylvio Puga sempre credita a sua equipe, mas a gente sabe também que a liderança é determinante nos caminhos que uma instituição e uma comunidade denota”, destacou.

Para o professor Cláudio Ruy Vasconcelos da Fonseca, também do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o docente e reitor Sylvio Puga dedicou sua vida ao desenvolvimento não só da Universidade, mas também do país. “A carreira apresentada aqui é diferente de muitas carreiras porque ocupa-se espaços administrativos muito significativos, que exigem responsabilidade, desde cedo”, relembrou.

Segundo o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Guillermo Rojas Lezana, além dos requisitos de formação e acadêmicos para tornar-se professor titular, o docente Sylvio Puga tem também uma atuação administrativa relevante. “Há uma trajetória acadêmica e administrativa que inclui a coordenação de curso, pró-reitoria, chefe de departamento, diretor de unidade e duas gestões no mais alto cargo da Universidade. É uma carreira que impressiona”, enfatizou.

O presidente da banca, professor da Ufam, docente José Barbosa Filho, finalizou os trabalhos lembrando que simplicidade, humildade e transparência são características presentes ao longo da carreira do professor Sylvio Puga. “Pude acompanhar a construção desse memorial de perto, durante a história profissional do docente, e tive a oportunidade de assistir e participar da consolidação dessa carreira”, disse.

Futuro

“Meu compromisso com a Administração Superior vai até 1 de julho de 2025. A partir daí, retorno à Faculdade de Estudos Sociais, ao Departamento de Economia e Análise, e, claro, mais maduro, de forma ética e responsável, com o intuito de contribuir e somar com os meus colegas da FES. A experiência acumulada como dirigente da Ufam permitirá com que eu possa ajudar efetivamente o desenvolvimento da Faculdade e também da nossa Instituição”, finalizou o reitor Sylvio Puga.

registrado em:
Fim do conteúdo da página