Página inicial > Notícias Destaque > Programa de Pós-Graduação em Informática do Icomp celebra Conceito 6 da Capes

Programa de Pós-Graduação em Informática do Icomp celebra Conceito 6 da Capes

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 09h17 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 09h17 | Acessos: 958

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realizou o evento em comemoração ao Conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável pela autorização e avaliação dos programas de pós-graduação do país. Dos 85 PPGI no país, apenas 12 têm Conceitos 6 ou 7. Ufam e UFPE são as únicas com tais avaliações fora do eixo Sudeste e Sul. A celebração ocorreu na noite de segunda-feira (12), no auditório do Icomp, no setor Norte do campus universitário de Manaus.

Os cursos de mestrado e doutorado em Informática do Icomp foram avaliados como cursos de excelência e tiveram reconhecimento nacional e internacional na avaliação quadrienal (2017-2020) da pós-graduação brasileira, realizada em julho deste ano. Ambos receberam nota 6 em uma escala que vai até 7.

A festividade teve a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o qual parabenizou a comunidade do instituto e falou sobre a importância do PPGI ter recebido a nota 6 da Capes. “É um sentimento enorme de santificação institucional. Essa é a primeira nota 6 da Universidade Federal do Amazonas, e isso é fruto do trabalho coletivo do Icomp, professores, alunos e técnicos. Também é fruto de um planejamento estratégico realizado durante anos, planejamento que vai ser aperfeiçoado para que a nota máxima seja alcançada na próxima avaliação”, destacou. O reitor ressaltou ainda que essa nota colocou a Instituição em um patamar internacional. “Esse momento mobiliza a nossa comunidade para que nós possamos buscar notas ainda maiores e expandir a educação para as demais áreas do Amazonas e do País”, finalizou.

O coordenador do PPGI, professor Juan Gabriel Colonna, falou sobre a experiência: “Nunca imaginei que ao aceitar o desafio de ser coordenador, estaria aqui hoje, comemorando a nota 6 da Capes. Foi uma tarefa bem difícil, mas deu tudo certo. O mérito não é só do coordenador, mas de todos os outros professores que estão aqui e que já passaram por aqui”, ressaltou.

O coordenador de Área de Avaliação em Ciência da Computação da Capes, Avelino Francisco Zorzo, destacou a importância da computação na sociedade atual. “A computação na Capes é uma das 49 áreas avaliadas, e está presente em 46 áreas. Ela é fundamental, é reconhecida hoje em dia, pois é impossível viver em uma sociedade sem o uso de computadores e celulares”. O coordenador aproveitou ainda para parabenizar a todos do Icomp pela qualidade dos trabalhos: "Parabéns a todos os professores, técnicos e alunos, cada um de vocês fizeram parte desse momento e todos trabalharam para conseguir a nota 6", finalizou.

Já, o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Raimundo José de Araújo Macêdo, destacou o ótimo trabalho realizado por todos: "A SBC contribuiu e acompanhou todo esse desenvolvimento, então, estamos contentes com essa conquista e por ter o PPGI aqui no Norte do país. É um esforço de muitos anos e sabemos que isso envolve a todos os professores, coordenadores e alunos. Esse compromisso, ao longo dos anos resultou no sucesso que hoje estamos celebrando", finalizou.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades acadêmicas e do setor de ensino, pesquisa e inovação na área da computação. Além do reitor da Ufam, participaram ainda a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, o diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática, o professor Juan Gabriel Colonna.

O palco de abertura do evento também foi composto pela coordenadora-geral do Super (Projeto de Educação e Pesquisa em parceria com a Samsung e Universidade Federal do Amazonas), professora Tanara Lauschner, o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Raimundo José de Araújo Macêdo, o coordenador de Área de Avaliação em Ciência da Computação da Capes, Avelino Francisco Zorzo, a presidente da Associação do Polo Digital de Manaus, Vânia Thaumaturgo e a chefe de Departamento e Acompanhamento e Avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Ana Cláudia Maquiné.

Homenagens e certificados

As homenagens pela contribuição para a conquista do conceito 6 do PPGI se estenderam ao corpo técnico-administrativo, corpo discente, corpo docente, ao coordenador, ex-coordenadores.  A professora Tayana Uchôa Conte e o técnico-administrativo Robson Damasceno de Souza receberam uma placa de reconhecimento, o corpo discente do mestrado foi representando, por  Juliana Castro da Silva, e o corpo discente do doutorado foi representado por  Davi Ramos Brito.

O coordenador do PPGI, Juan Gabriel Colonna e os ex-coordenadores Edjard de Souza Mota, Edleno Silva de Moura, Eduardo Luzeiro Feitosa, Eulanda Miranda dos Santos, Raimundo da Silva Barreto, Elaine Harada Teixeira de Olivera e Virgínia Verônica Bezerra Biris Brilhante também foram homenageados.

*Texto e fotos: Icomp