Página inicial > Notícias Destaque > Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) é reconduzida para o quadriênio 2022-2026

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 13h19 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 14h15 | Acessos: 698

Na tarde da última segunda-feira, 12 de dezembro, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, reconduziu os professores Rozana de Medeiros Sousa Galvão e José Fernando Marques Barcellos aos cargos de diretora e vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A cerimônia ocorreu no Auditório do ICB, localizado no setor Sul do campus sede, e o mandato é referente ao quadriênio 2022- 2026.

Durante a solenidade, houve a leitura do termo de posse e o juramento dos empossados. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, relembrou que a primeira gestão da diretoria do ICB encontrou um cenário adverso que incluiu a Lei do Teto e a pandemia. “Agora, com a possibilidade de revisão da Lei do Teto, com inclusão de uma cláusula importante para o Instituto, que traz a possibilidade de receber recursos para projetos ambientais fora da Lei do Teto de gastos, podemos pensar na recondução da direção com outra perspectiva e cenário. Portanto, os quatro anos que virão poderá ser de busca de recursos, parcerias e ações que engrandeçam o ICB. A Administração Superior reafirma o compromisso com as melhorias na estrutura física como a construção da passarela que liga o Instituto à Biblioteca Central e a construção de novo bloco para o ICB, além de ampliarmos as nossas pesquisas, extensão e práticas de campo”, destacou o reitor.

A diretora reconduzida ao cargo, professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão, relembrou a trajetória, as melhorias, os amigos perdidos durante a pandemia e os desafios ultrapassados na gestão anterior. “Hoje, os desafios são maiores, pois a responsabilidade aumentou. O desejo que nós possamos continuar fazendo uma gestão bem planejada, participativa, integrativa e que fortaleça cada vez mais a socialização entre os docentes, discentes e técnico-administrativos. A consolidação dos nossos cursos de graduação e pós-graduação é uma das nossas preocupações e vamos continuar propondo melhorias na estrutura física e na qualidade do Ensino para que possamos continuar desenvolvendo um trabalho de qualidade e excelência, uma das grandes qualidades do ICB”, enfatizou.

A professora lembrou ainda a comemoração recente dos 50 anos do ICB, a manutenção da nota quatro nos Cursos de Ciências Biológicas no Enade e o apoio da qualificação dos servidores, por meio da celeridade dos processos. “Quero agradecer aos membros do Conselho Departamental; a Administração Superior, aos amigos do Departamento de Genética, pelo apoio; aos colegas gestores; ao vice-diretor José Fernando Marques Barcellos; aos técnico-administrativos e a minha família. Enfim, temos muito a agradecer, mas também muito trabalho a fazer e peço o contínuo apoio de todos”, disse.

O vice-diretor, professor José Fernando Marques Barcellos, agradeceu a presença de discentes, egressos e servidores e destacou que a ideia para os próximos anos é fortalecer o pertencimento dos nossos alunos e da comunidade ICB.

Estiveram presentes na solenidade a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, servidora Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira; pró-reitora de Inovação Tecnológica, servidora Maria do Perpétuo Socorro de Lima Verde Coelho; a diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professora Iraildes Caldas; a diretora da da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), professora Débora Teixeira Ohana; diretora da Faculdade de Psicologia, professora Ana Cristina Fernandes Martins; e diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), professor João Otacilio Libardoni dos Santos.