Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 24 finalistas do curso de Odontologia
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 24 finalistas do curso de Odontologia

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 19h38 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 11h10 | Acessos: 861
 
“A obra do novo prédio da Faculdade de Odontologia já está 7% construída. Daqui a dois anos, os ingressantes da FAO vão estudar em um dos mais modernos prédios de Odontologia do Brasil”, destacou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade
 
 
 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
 
Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, ocorreu, na noite de quarta-feira, 7, a outorga de grau a 24 finalistas do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia (FAO).
 
Mesa de honra e homenageados
Além do reitor, compuseram a mesa de honra o diretor da Faculdade de Odontologia, professor José Eduardo Gomes Domingues; a paraninfa do curso de Odontologia, professora Janete Maria Rebelo Vieira; o patrono do curso de Odontologia, professor Emílio Carlos Sponchiado Júnior e o homenageado com o nome da turma, professor Erivan Clementino Gualberto Júnior.
 
Novo prédio da FAO
Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam destacou o compromisso da gestão superior em sempre oferecer melhor infraestrutura à Faculdade de Odontologia. “Quero ressaltar, de forma pública, o esforço do diretor da FAO para a construção do novo prédio da Faculdade de Odontologia. O novo prédio será construído no setor Sul do Campus Universitário. Do ponto de vista da engenharia, a obra já está 7% construída. Daqui a dois anos, os ingressantes da FAO vão estudar em um dos mais modernos prédios de Odontologia do Brasil. Se os melhores estão sendo formados nas condições que temos, imaginem os formados em melhores instalações”, discursou.
 
Gratidão
O diretor da Faculdade de Odontologia, professor José Eduardo Gomes Domingues, destacou a gratidão como a palavra do dia. “Meus ex-alunos, agora vocês têm a própria luz acesa. Nunca deixem que a apaguem. A paixão, às vezes, vai parecer morrer, mas é possível reacendê-la todos os dias. Enquanto Ufam, nós, professores, temos orgulho de formar grandes profissionais, grandes cidadãos para atuar transformando a realidade. A gratidão é a palavra do dia, pois hoje vocês olham pra trás e relembram o esforço pessoal e todo o apoio que receberam dos pais, professores, amigos e familiares. Por mais que possa parecer estranho, esse rito é apenas um início. Ao mesmo tempo em que é uma celebração, é um momento de despedida. O sucesso de vocês vai nos encher de alegria. Quando quiserem ampliar seus conhecimentos, saibam que nossa Universidade estará de portas escancaradas. Parabéns a todos e muito sucesso”, discursou o diretor.

 

Preparados para a realidade vindoura

Representando o paraninfo da turma, professor Yan Nogueira Leite de Freitas, a professora Janete Maria Rebelo leu a mensagem do amigo para a turma. “É com muito orgulho, carinho e satisfação que eu, Yan Freitas, me faço presente neste momento, por meio da minha companheira de trabalho e de desafios, professora Janete Vieira. Ser escolhido para discursar em nome de um corpo docente tão especial e importante para a formação de vocês é uma honra, principalmente, por ser novo na casa e tê-los como a minha primeira turma de maior contato, já que os acompanho desde o quinto período. Hoje, formalmente, vocês encerram  uma etapa importantíssima na vida de vocês. Saibam levar o melhor disso para a vida pessoal e profissional. Novos desafios, incertezas, angústias e conquistas estão por vir. O novo, por vezes, assusta, mas tenham certeza de que vocês estão preparados para lidar com a realidade que está por vir. Vocês se formaram na Ufam, uma universidade pública, federal, com qualidade de ensino reconhecida. Procurem sempre seguir otimistas e satisfeitos pelas escolhas que farão; sejam coerentes com aquilo em que acreditam e terminem seus dias com a certeza de que foram o melhor que poderiam ser para seus pacientes e, assim, vocês se sentirão tranquilos e dignos da profissão que escolheram”, aconselhou o paraninfo no discurso.

Acolhimento na Ufam


O orador da turma, Seth Okyere, contou, durante seu discurso, sua trajetória de estudante estrangeiro na Ufam. “Estou muito feliz e honrado de ser escolhido para ser o orador da Turma 54. Nasci em Gana, no Oeste da África. Em 2014, aconteceu uma tragédia na minha vida que me fez tomar a decisão de procurar outros meios de alcançar meus sonhos. Precisei buscar novas oportunidades de estudo e a Ufam abriu as portas para mim. Não foi nada fácil, tive que viver em outro continente, longe da minha família e aprender a me adaptar à cultura brasileira e à língua portuguesa. Encarei esse desafio com determinação e perseverança como uma meta de vida.  A Ufam, principalmente a turma 54, foi a minha segunda família nos tempos difíceis.

Acreditar nos sonhos

Ele também destacou  que tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. “Sei que cada um de nós tem a sua história para contar e daqui para frente temos que imaginar uma nova história e acreditar nela. Outro dia estávamos fazendo a matrícula nesse mesmo auditório e hoje estamos colando grau. Até aqui o Senhor tem nos ajudado. Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido. Sobrevivemos à COVID 19, ao distanciamento social, Ômicron, Mu, Delta, Lambda, Alfa, Beta e Gama. Muita coisa aconteceu on-line. O medo da internet cair sem poder acessar o link de novo para realizar provas. Eu me lembro vividamente do desespero de saber que havia aulas no minicampus terminando no mesmo horário que começava uma outra disciplina na FAO ou na FM. Há nesta turma, colegas guerreiros que não possuem o privilégio de apenas estudar, que precisam trabalhar muito para sustentar suas famílias e, ao mesmo tempo, lutar pelo sonho de se tornar cirurgião ou cirurgiã dentista. Aqui demonstro todo meu respeito a vocês. Nesse momento, vemos como valeu a pena todos os ônibus lotados, as lutas financeiras e emocionais. Parabéns, turma 54, e viva a ciência, viva a vacina e viva a universidade pública de qualidade!”, concluiu o orador da turma.

Confira a lista completa de licenciados da FAO.

 

1. ALESSANDRA MARIA COUTO NEVES

2. ALEXANDRE CARVALHO DE ARAÚJO

3. AMANDA RODRIGUES ARAÚJO

4. ANA CAROLINA VASCONCELOS DA SILVA

5. ANDRIA RAIANE BARBOSA FIGUEIRA

6. BRENDA DE PAULA CINTRA MACIEL

7. CARLOS HENRIQUE BARROSO DE SOUSA

8. CLARA MELISSA NATÁRIO MARTINS

9. CLÁUDIA ALVES DE LIMA LIVRAMENTO

10. GIOVANNA REGINA MACHADO JACINTHO

11. IGOR MIGUEL LAGO CECÍLIO

12. JAMES GOMES SILVA

13. JOSIEL AUGUSTO COELHO

14. LETÍCIA EVELYN CARVALHO COSTA

15. LUANE MENEZES TEIXEIRA;

16. LUCCAS ACRIS BRUCE;

17. LUIZ GUSTAVO DE SOUZA NOGUEIRA

18. MARIANA DE OLIVEIRA SPÍNDOLA

19. RAQUEL VIEIRA DOS SANTOS

20. RICHARDSON DOCE QUEIROZ

21. SETH OKYERE

22. SHEISE LANY CERDEIRA DA SILVA

23. VANESSA LISBOA CAVALCANTE

24. VÍCTOR FERREIRA DE ANDRADE

registrado em:
Fim do conteúdo da página