Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a formandos da Escola de Enfermagem de Manaus

Ufam outorga grau a formandos da Escola de Enfermagem de Manaus

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 14h18 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 12h39 | Acessos: 1822

Por Sebastião Alves

Equipe Ascom           Foto: Sebastião Alves

Oriundos do segundo semestre de 2021, 39 formandos da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam) receberam outorga de grau em sessão solene nesta terça-feira, 6, no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia, acompanhado do diretor da Escola de Enfermagem, professor Esron Soares Carvalho Rocha.

A composição da mesa de honra contou com a participação da paraninfa da turma do curso de Enfermagem, professora Camila Carlos Bezerra, da coordenadora do curso, professora Nariani Souza Galvão, do patrono da turma, professor David Marcio de Oliveira Barreto e a homenageada com o nome da turma, professora Saskia Sampaio Cipriano de Menezes.

O primeiro ato da solenidade foi convidar a formanda Alinne da Rocha Torres para proferir o juramento em nome dos demais formandos (juramentista). Em seguida, a bacharela em Enfermagem, Amy Elizabeth Hall de Moura, para em nome da turma, proferir seu discurso.

Segundo a paraninfa da turma, professora Camila Carlos Bezerra, o objetivo dos estudantes é chegar até aqui e a partir daqui sempre pensar em nunca se acomodar. “O grande objetivo dos estudantes é chegar neste dia. A solenidade traz muitas marcas que ocorreram ao longo da jornada acadêmica e que vai perdurar durante muito tempo. É importante que vocês não se acomodem. Sempre procurar se atualizar porque às técnicas e a tecnologia altera o perfil do profissional. Lembrando de tudo que já passamos nos últimos anos, excelentes memórias, vidas que mudaram, vidas geradas, é uma grande satisfação chegar neste ato solene. É com alegria que estou aqui nesta solenidade de outorga de grau por ter sido escolhida para ser paraninfa da turma 69. Meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês que estão aqui para receber o grau ao qual tem direito por concluírem o curso de Enfermagem. Desejo a cada um de vocês sucesso nessa nova caminhada e busquem o aprimoramento sempre. Muitos me perguntam sobre qual o segredo do sucesso? Depende do perfil de cada um porque o sucesso é subjetivo. Para alguns, ter paz é ter sucesso e, para outros, ter bens materiais é ter sucesso. Meus estimados colegas de profissão assumam a gestão da vida de vocês e não se esqueçam de incluir no planejamento o envelhecimento ativo e com qualidade de vida”, disse.

O diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Rocha, afirmou que a colação de grau é apenas um passo para o enfrentamento de novos desafios da saúde e da ciência. “A colação de grau é apenas um passo para o enfrentamento de novos desafios da saúde e da ciência. A gente sempre diz pra todos que não conhecem a Enfermagem que talvez seja uma das profissões mais complexas que podemos imaginar em razão do ato de cuidar das necessidades afetadas. Cuidamos dos aspectos sociais, psicológicas, fisiológicos, fazemos de tudo e isso nos deixa um pouco confuso do que realmente vamos cuidar. Precisamos nos preparar para esses desafios que são mais psicológicos, mas também curativos. Lembrando a todos que não podemos improvisar nossas ações porque aprendemos na Escola de Enfermagem que o cuidado na Enfermagem é sistematizado baseado nas melhores evidências. Não podemos perder tempo com isso porque estamos tratando da vida dos outros. Parabéns a vocês em nome da Universidade e a todos nós que também saímos da solenidade nos sentindo vencedores”, destacou.

“Vocês agora formados serão responsáveis por tratar de muitas vidas. Vocês tiveram os melhores profissionais que é o corpo docente da Escola de Enfermagem. Sei que agora vão enfrentar novos desafios, mas sei que estarão prontos para resolver porque foram formados na melhor Instituição de Enfermagem de Manaus. O desafio é grande, mas irão levar a melhor formação da área para diversos locais de trabalho. Portanto, tenho certeza que a Universidade recebeu esses diamantes brutos e que durante anos foi sendo lapidados com os melhores instrumentos. Parabéns pela dedicação”, ressaltou o reitor das Ufam, Sylvio Puga.

Relação de Formandos

1. ALINNE ROCHA TORRES