Médico do HUGV/Ebserh recebe título de cidadão do Amazonas
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
Em sessão especial realizada nesta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Amazonas, o médico aposentado do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), José Maria de Castro Santana recebeu o título de ‘Cidadão do Amazonas”, por meio de propositura do deputado estadual Saullo Vianna.
A solenidade contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, da secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas, José Bernardes Sobrinho, e do deputado Saullo Vianna, que presidiu a sessão especial.
Em sua fala, o médico José Maria de Castro Santana agradeceu ao deputado pelo o título de cidadão e destacou sua carreira profissional no Amazonas. “Agradeço ao deputado por lembrar-se de mim e me conceder esse título. Fiquei orgulhoso de receber tão significativa homenagem da Assembleia. Construí minha vida profissional toda no Amazonas e agora recebo o reconhecimento do povo do Estado. Agradeço ao deputado Saullo Vianna pelo reconhecimento da minha trajetória profissional do meu trabalho. Agora sou cidadão amazonense”, disse.
“Quero justificar a indicação da honraria ao médico José Santana pelo trabalho que ele desenvolveu ao longo de sua vida no estado do Amazonas. É uma justa homenagem para alguém que se dedicou profissionalmente ao atendimento da população no Amazonas”, afirmou o deputado Saullo Vianna.
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, ressaltou a atuação do médico no processo de interiorização da medicina e o seu trabalho no complexo do HUGV (Araújo Lima e Hospital Universitário Getúlio Vargas). “O doutor Santana é um dos responsáveis pela interiorização da medicina na região. Ele trabalhou em projetos que atuavam nos municípios, principalmente em Coari, onde hoje temos um curso de Medicina no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam). É uma vida profissional dedicada no cuidado com as pessoas, agindo de forma ética e com presteza. É uma justa homenagem ao profissional que veio de outro estado e se radicou no Amazonas. Parabéns”, destacou.
Histórico
Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (1972), possui 'Título de Especialista' em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e 'Título de Especialista' em Clínica Médica reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), com especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ, 1984). Servidor público aposentado da carreira de Médico de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do estado do Amazonas e Técnico de Nível Superior (Médico) da Universidade Federal do Amazonas, com passagens por postos de gestão e gerência na universidade e nas autoridades públicas de saúde do Amazonas. Possui uma vasta experiência acadêmica e médico-científica, tendo sido nos anos 90, coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade do Amazonas (atual Ufam), e Professor-Titular na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA) nas disciplinas de Bioética e Ética Médica no curso de Medicina e de Epidemiologia Geral e Fundamentos de Ciências Sociais no curso de Odontologia entre os anos de 2002 e 2012. Foi coordenador de qualidade do curso de Medicina e coordenador do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade. Foi ainda professor visitante na Universidade Federal do Acre e no Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia (ILMD/FIOCRUZ) em Manaus, Amazonas, Brasil. Exerce atualmente a profissão liberal de médico pediatra e clínico geral (profissional liberal), além de prestar consultoria na área de políticas públicas e saúde, e em saúde ocupacional. Foi professor visitante na pós-graduação da Faculdade Literatus e do Centro Universitário do Norte (Uninorte) em Manaus e Boa Vista em disciplinas de Medicina do Trabalho, Saúde Pública, Epidemiologia e Políticas de Saúde.
Redes Sociais