Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe prêmio da Capes por crescimento da produção científica

Ufam recebe prêmio da Capes por crescimento da produção científica

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 12h18 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 13h08 | Acessos: 604

Por Sandra Siqueira*
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu o Prêmio Capes Elsevier 2022 na categoria “Crescimento da Produção Científica”. A solenidade de entrega da homenagem ocorreu na noite de terça-feira, 29 de novembro, no Auditório do Espaço Anísio Teixeira (Edifício Capes), em Brasília. Representando a Instituição, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal, participou do evento.

Esta é a quarta edição da premiação, cujo principal objetivo é reconhecer a produção científica de pesquisadores, instituições e universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. De acordo com a professora Selma Baçal, a homenagem reconhece o empenho e compromisso da Universidade em melhorar seus índices, resultando no aprimoramento e aperfeiçoamento da formação e pesquisa realizadas pela comunidade científica da Ufam.

“Para a Universidade Federal do Amazonas, o prêmio recebido é inédito e muito importante porque é o reconhecimento da ampliação da produção científica na nossa Universidade. Isso é parte da execução que estamos fazendo desde 2017, do Programa de apoio à consolidação e ao avanço da qualidade da pós-graduação, o PACPG. Isso espelha o avanço da nossa comunidade acadêmica. Isso se refletiu também na conquista da melhoria de diversos programas de pós-graduação e na inserção maior dos pesquisadores da Ufam na produção acadêmica em periódicos do Brasil e do exterior. Nós estamos muito felizes pelo reconhecimento”, disse a professora Selma Baçal.

Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de avaliação de produção científica e métricas, SciVal, da Elsevier. As categorias premiadas são:

1) Impacto da Colaboração Internacional

2) Colaboração Universidade-Empresa

3) Crescimento da Produção Científica

4) Produção Científica de Maior Impacto

5) Contribuição para Pesquisa de Covid-19

6) Produção Científica Citada em Políticas Públicas

O reconhecimento consagrou 13 instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram pela excelência de sua produção científica e tem o intuito de enaltecer os esforços nacionais relativos à produção científica em seus aspectos mais relevantes mundialmente.

De acordo com dados da Elsevier, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Neste contexto, o prêmio homenageia as instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico nacional. Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo.

A metodologia engloba diferentes combinações de indicadores para cada categoria, no período de 2017-2021 norteou-se pelo manual “Research Metrics Guide Book”.

A metodologia da premiação contemplou mais de um indicador bibliométrico por categoria, que são: 1) colaboração internacional; 2) colaboração universidade-empresa; 3) crescimento da produção científica; 4) produção científica de maior impacto; 5) contribuição para pesquisa de Covid-19; e 6) produção científica citada em políticas públicas. O objetivo também foi utilizar indicadores ponderados por disciplina para garantir uma avaliação mais equilibrada.

*Com informações da Ascom da Capes

foto: Telmo Ximenes