Página inicial > Notícias Destaque > Escritor Márcio Souza recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Ufam

Escritor Márcio Souza recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Ufam

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 15h27 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 17h15 | Acessos: 947

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de seu Conselho Universitário (Consuni), realizou nesta terça-feira, 29, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), a outorga do título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao escritor Márcio Gonçalves Bentes de Souza, em reconhecimento ao trabalho que tem feito em promover a cultura, especialmente a amazonense, em suas obras.

A cerimônia de titulação, aberta ao público, foi presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e a diretora do IFCHS, Iraildes Caldas. A aprovação do nome de Márcio Souza se deu na reunião do Consuni realizada no dia 15 de setembro e foi aprovada por unanimidade.

O evento contou com a participação dos membros do Consuni, membros da Academia Amazonense de Letras, convidados, familiares e estudantes. O jornalista Aldísio Filgueiras, amigo e parceiro de canções, discorreu sobre a vida e a obra de Márcio Souza na cerimônia.

“É inegável a marca de Márcio Souza, não somente para o nosso Estado, mas também para a Amazônia e para o Brasil. Daí o reconhecimento do Conselho quando da propositura a ser analisada em reunião plenária acontecida em torno de 45 dias e por unanimidade ser aprovada. Essa titulação honra nossa Universidade e ela também traz consequências imediatas, como permitir que o escritor tenha o amparo legal para representar a Instituição em ações na região e no Brasil. Agora ele é membro da comunidade e receberá todo o apoio da Ufam sem nenhuma amarra, sem qualquer contestação. O título é motivo de orgulho para todos nós, é tardio, pode ser, mas foi feito, eu quero agradecer, primeiro o IFCHS, pela sensibilidade, pelo compromisso, pelas lutas, esse local onde estamos aqui é uma das primeiras edificações da Ufam nessa área, isso aqui é um palco histórico da nossa Universidade. Quero parabenizar o escritor pela obra e os conselheiros pelo título”, destacou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.

A diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas, ressaltou o orgulho do título dado ao escritor. “Meus sinceros agradecimentos ao Conselho Universitário pela acolhida e aprovação do título de ‘Doutor Honoris Causa’ a Márcio Souza que honra a mim como diretora do IFCHS, honra o reitor, o povo amazonense, a Amazônia, o Brasil e o mundo”, disse.

“É um título dado pela Universidade Federal do Amazonas que eu sempre tive muito contato por meio de participação em seminários, encontros, entre outros eventos, quando o ICHL ainda era na Major Gabriel com a Emílio Moreira. Ocorriam muitos debates no velho ICHL, isso era muito diferente em relação a outras Instituições. A Ufam nunca negou o desafio que ela tem pela frente, com pouca verba, cada vez menos nesse governo atual que está sendo despejado do poder, e que todos esperamos que no ano que vem melhore, sempre foi uma luz aqui. É uma honra receber esse título da Ufam. É como receber o prêmio Nobel de literatura”, disse o escritor Márcio Souza.

Histórico do escritor

Márcio Souza é amazonense de Manaus, nascido em 1946. É jornalista, romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S.Paulo e A Crítica. Em 1976, lançou seu primeiro romance, ‘Galvez: imperador do Acre’, sucesso de crítica e de vendas. Como administrador, foi diretor de planejamento da Fundação Cultural do Amazonas, diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. Foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth. Como palestrante, foi convidado pela Universidad de San Marcos, Sorbonne, Toulouse, Aix-en-Provence, Heidelberg, Coimbra, Universidade Livre de Berlim, Harvard e Santiago de Compostela.  Dirigiu o Teatro Experimental do Sesc (Tesc) do Amazonas, hoje extinto.

É membro da Academia Amazonense de Letras e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. Escreveu, entre outras, as peças As folias do látex, A paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, e os romances Mad Maria, Operação Silêncio e O fim do Terceiro Mundo. No momento, trabalha no último volume da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, precedido por Lealdade, Desordem e Revolta. Pela Editora Record, publicou também o livro Amazônia indígena.

Segundo a Resolução nº 001/2007 do ConsuniDoutor Honoris Causa é uma personalidade que tenha se distinguido seja pelo saber, seja pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.