Página inicial > Notícias Destaque > Professoras da Ufam são nomeadas coordenadoras de área da Capes

Professoras da Ufam são nomeadas coordenadoras de área da Capes

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 12h37 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 13h53 | Acessos: 1044

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

As docentes Patrícia Maria Melo Sampaio e Hamida Assunção Pinheiro foram nomeadas coordenadoras de área pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para as áreas de História e Serviço Social respectivamente. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 25 de novembro. O mandato inicia no dia 10 de dezembro e segue até 16 de março de 2026.

De acordo com a Portaria de nomeação, “o assessoramento científico prestado à Capes, no âmbito da educação superior, dá-se por meio dos coordenadores das diversas áreas de avaliação, escolhidos entre profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino de pós-graduação e na pesquisa”. Foram indicados mais de 1.200 nomes de docentes ou pesquisadores de todo o país para assumirem as 49 coordenações.

“É a primeira vez que um profissional de História de uma instituição da região Norte é nomeada para assumir a Coordenação da área”, expôs a professora Patrícia Sampaio. “É importante o deslocamento da coordenação da pós-graduação em direção a outras regiões do Brasil. Isso dá a medida da expansão dos programas e permite a emergência de outras perspectivas de atuação e o reconhecimento da nossa imensa diversidade”, disse.

“Foi a primeira vez que fui indicada. É a primeira vez que um professor da pós-graduação em Serviço Social é indicado para a coordenação da área de Serviço Social”, informa a professora Hamida. “O processo de escolha começou em setembro de 2022. Primeiramente, é feita uma consulta para compor uma lista de cinco nomes referendados pela área. Dos cinco nomes, o CTC da Capes selecionou três para continuar no processo. Por fim, eu fui nomeada”, completou.

Os coordenadores nomeados serão os responsáveis pela avaliação dos programas de pós-graduação do país, entre outras ações, para o quadriênio 2021-2024. “É uma grande responsabilidade, que será certamente permeada por muitos desafios, mas também é muito bom ter o reconhecimento dos meus pares para ocupar um espaço tão importante para a pós-graduação em Serviço Social. Será um período e um espaço de muitos aprendizados e acredito que também de conquistas para a Ufam e para o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia. Estou bem animada em poder contribuir ainda mais com a pós-graduação brasileira”, ressaltou a professora Hamida.

Sobre o sistema de avaliação da Capes e como os cortes no orçamento destinado à ciência afetam o desempenho dos PPGs, a professora Patrícia Sampaio defende a priorização do investimento em educação e ciência, com o retorno dos repasses àquelas áreas. “Os sucessivos cortes orçamentários nas instituições federais afetam, intensamente, todas as suas atividades. A pós-graduação é duramente afetada: faltam recursos para manutenção dos programas, bolsas para estudantes, realização de eventos e publicações, por exemplo. É essencial retomar os investimentos sistemáticos que permitam recuperar a ciência brasileira da qual a pós-graduação pública é peça chave e essencial”, destacou.