Página inicial > Notícias Destaque > Coari - Ufam outorga grau para 48 novos profissionais do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB)

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 15h31 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 15h55 | Acessos: 531

Por Davi Queiroz e Ananda Maria

Na noite da última quinta-feira, 17 de novembro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), localizado em Coari (AM), outorgou grau a 48 egressos dos cursos de Ciências: Biologia e Química, Biotecnologia e Fisioterapia. Ao todo, são 12 novos licenciados e 36 novos bacharéis. O evento ocorreu no Auditório Municipal Silvério José Nery.

A solenidade foi presidida pela diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga. A mesa de honra foi composta pelo coordenador acadêmico, professor Adriano Pereira Guilherme; pelos coordenadores de curso, Bruno Mori, Olavo Pinhatti Colatreli e Fernando Albuquerque Luz (em exercício e também paraninfo), dos Cursos de Fisioterapia, Biotecnologia e Ciências: Biologia e Química, respectivamente; e pelos paraninfos Eraldo Ferreira Lopes (Biotecnologia) e Rafael de Menezes Reis (Fisioterapia).

A presidenta da solenidade, professora Vera Lúcia, parabenizou todos os formandos por concluírem a graduação e destacou as competências dos profissionais que a Universidade estava entregando para a sociedade; além de parabenizar a todos que contribuíram para a formação dos mesmos. Destacou ainda a importância da universidade pública no interior do Estado para oportunizar a qualificação no ensino superior.

“A Ufam tem esse papel importante de cumprir com a formação de qualidade nos cursos ofertados em Coari. Desejo muito sucesso na vida e na profissão. Não tenham medo, pois vocês estão capacitados para atuar em qualquer lugar. Esta universidade sempre estará de portas abertas para recebê-los para continuidade da qualificação na pós-graduação. Em especial, neste Instituto, que tem projeto de pós-graduação stricto sensu, nível mestrado em Saúde Coletiva e Recursos Amazônicos, em análise na CAPES para implantação e já disponibiliza de Especialização em Ensino de Ciências”, destacou.

Cerimônia

A Bacharela Francisca Thaína Ribeiro Barbosa, oradora do Curso de Biotecnologia, enfatizou a gratidão a todos os professores que incentivaram o amor pelo curso em cada aula ministrada, transferindo e criando conhecimento por meio das pesquisas. Relembrou as dificuldades pela distância da família e engrandeceu a vitória de todos que concluíram o curso. “A vontade de vencer era bem maior e vocês terminaram e estão aqui, belíssimos formados. Parabéns a todos! ”, disse.

Para a oradora do Curso de Ciências: Biologia e Química, a licenciada Gleiciane Andrade Farias, falou sobre os sentimentos de felicidade e medo vividos pelos então discentes durante a aprovação e início do curso, agradeceu aos docentes e seus entusiasmos durante o processo de ensino-aprendizagem e destacou como a Universidade integrou suas rotinas e completou suas vidas. “Os corredores passaram a ser nossas varandas e os laboratórios, nossos sonhos. Conquistamos experiências, trocamos lições de vida e aprendemos um pouco mais com cada um”, declarou.

A fisioterapeuta Claudia Melo Canto, oradora do curso, definiu sua turma com a palavra ‘acolhimento’, em razão das diversas origens dos então acadêmicos que se somaram para chegar até a colação juntos. “Nos moldamos, e nos tornamos os profissionais capacitados que deixam ou dão um até logo à universidade neste momento”, destacou. A egresssa declarou também a gratidão da turma por trilhar o caminho difícil com o auxílio dos docentes que os acompanharam.

“A conclusão desta graduação foi capaz de gerar uma lapidação de profissionais que a partir deste momento possuem uma nova visão sobre a Fisioterapia, sobre os pacientes e sobre si mesmos”, declarou.

Em seu discurso, o paraninfo do curso de Biotecnologia, professor Eraldo Ferreira Lopes, enfatizou o término do curso como o encerramento de um importante ciclo, que pode trazer uma série de angústias e convidou os acadêmicos a saná-las, buscando sempre o auto aperfeiçoamento e a excelência. Também destacou a importância de não apenas sonhar, como viver sonhando, e também, não apenas viver, mas viver os próprios sonhos."

O docente Fernando Luz, paraninfo do curso de Ciências: Biologia e Química, agradeceu a escolha por seu nome para a solenidade e destacou o quão feliz o docente é pelo sucesso de seus alunos. “A Universidade, aqui representada pela Ufam e pelo nosso estimado ISB, tem um papel transformador na vida das pessoas. A educação pública mudou vocês de alguma forma, esse percurso já valeu a pena”. Comentou sobre as dificuldades da caminhada e engrandeceu o momento da grande conquista. “Tenham orgulho e gritem: eu me formei professor. Eu acredito na Educação”, enfatizou. “Nunca deixem de dar a oportunidade dos alunos de vocês de sonhar, sonhar com um futuro melhor, com um País mais justo. Está aí uma das coisas mais bonitas da nossa profissão”, finalizou.

Confira a lista dos novos profissionais formados pelo ISB/Ufam:

BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA (IS02)

1. CARLA VANESSA ARAUJO MARINHO
  2. CAROLINE FALCÃO RODRIGUES
  3. DANYELLE VALERY GOMES PENEDO
  4. FERNANDO FERREIRA DO NASCIMENTO LIMA
  5. FRANCISCA THAINA RIBEIRO BARBOSA
  6. ILDENEI ALMEIDA DOS SANTOS
  7. MARIA DE JESUS DE SOUZA MARTINS
  8. NILCILENE PEREIRA DA COSTA
  9. WARLESON PARENTE DA SILVA

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA (IS03)