Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 13 novos profissionais dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia de Software

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 16h07 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 16h09 | Acessos: 907

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

‘A crítica faz parte do processo de aprendizagem e de crescimento’, afirmou o reitor aos recém formados que considera que o momento não é um ato de despedida, mas sim de vislumbrar a qualificação no Programa de Pós-Graduação do Icomp, avaliado pela Capes com nota 6, a maior nota da região Norte.

A cerimônia de outorga de grau de 13 egressos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, do Instituto de Computação, da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), do segundo semestre do ano de 2021, aconteceu na segunda-feira, 14, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene em que esteve acompanhado pelo diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio.

Participaram da mesa de honra da sessão solene, os paraninfos dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software, os professores Leandro Silva Galvão de Carvalho e Moises Gomes de Carvalho, respectivamente, os patronos dos referidos cursos, professores Ejair de Souza Mota e Bruno Freitas Gadelha. E, além dos homenageados das turmas, professora Tyana Uchoa Conte e também coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Andre Luiz da Costa Carvalho e, finalmente, o coordenador do curso de Ciências da Computação João Marcos Bastos Cavalcanti.

Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou todas as autoridades presentes e disse que o momento de celebração é receber um diploma de uma Universidade Pública e Federal. Puga lembrou que o primeiro local de contato no âmbito da Universidade que os alunos tiveram, foi o momento da matrícula ocorrido no auditório Eulálio Chaves há 5 anos, estava envolvido de sonhos e esperanças. Atualmente, a matrícula de ingresso na Ufam é realizada on-line. E, ele complementou sobre as dificuldades encontradas durante o surto pandêmico no Amazonas, em que envolveu a suspensão das atividades acadêmicas, visando benefício coletivo. Esta decisão foi mal compreendida naquela ocasião.

De acordo com o reitor, a tomada de decisão é uma ação importante na vida profissional, no entanto, receber críticas faz parte do contexto organizacional, em que alerta para que todos devam estar preparados com maturidade e ética, condições específicas para enfrentar situações sem medo. “A critica faz parte do processo de aprendizagem e de crescimento”, afirmou o reitor aos recém formados que considera que o momento não é um ato de despedida, mas sim de vislumbrar a qualificação no Programa de Pós-Graduação do Icomp, avaliado pela Capes com nota 6, a maior da região Norte. O reitor informou aos presentes que para alcançar a nota máxima (7), na próxima avaliação da Capes, o corpo docente do Icomp está trabalhando arduamente para que isso seja uma realidade.

Sylvio Puga acredita que os novos profissionais diplomados pela Ufam são disputados pelo mercado de trabalho e que isso é motivo de orgulho para a Instituição, considerando que são os melhores profissionais do estado do Amazonas. “Valeu a pena o esforço, porque, agora, estão nesse naipe, compõem o naipe de gigantes (professores), pois eles têm orgulho da formação ofertada a vocês”, comentou Sylvio Puga que os qualificou como vencedores nesse processo, pois foram formados pelo Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas.

O diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio, disse que o momento é de celebração e para que chegasse sua consagração foi necessário um esforço coletivo, considerando que o caminho da aprendizagem não é trilhado sozinho, pois, é um processo de troca, de relações, de construções coletivas e processuais. “Hoje é um grande dia para todos nós, seus pais, familiares, amigos e professores, orgulhosamente testemunhamos a colação de grau de vocês. Ao concluir seus cursos, vocês se apropriaram de conhecimento e valores que darão sustentação aos novos desafios de suas vidas”, expôs o diretor.

“Defendam sempre a Universidade Pública. Isso é uma obrigação de todos aqueles que querem o futuro melhor para o Brasil. Essa Universidade onde vocês viveram, é o lugar de confrontação de gerações, saberes, cultura, é o lugar a ser habitado por todos os pensamentos, ideias e tendências, lugar, portanto, imprescindível e inegociável para uma sociedade que se pretende ser democrática. Lutem sempre pela Universidade Pública, pela democracia e por uma sociedade mais justa”, finalizou João Pio.

Confira a lista de formandos do Icomp:

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

AFONSO MAFRA SILVA