Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe lideranças estudantis para tratar de segurança dentro e no entorno do campus

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 14h36 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 09h33 | Acessos: 815

Na reunião, reitor e diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Karime Bentes, receberam presidente da UEE, diretora da ANPG.

Na manhã desta quarta-feira, dia 16, o reitor da Ufam, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, juntamente com a diretora do Departamento de Assistência Estudantil da Universidade (Daest), professora Karime Bentes, reuniram com lideranças e representantes estudantis para formalizar o recente alinhamento acerca das medidas para fortalecer a política de segurança interna e para o entorno do campus universitário.

A presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Raiane Alencar, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&T) da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e o doutorando Salomão Costa, egresso do curso de Física, entregaram ao reitor um documento no qual constam as seguintes medidas:

1. Posto instalado na via de acesso ao Campus Ufam (veja ofício);
  2. Disponibilizar e reforçar o formulário de pesquisa sobre o assunto para a Assessoria de Comunicação (Ascom) divulgar;
  3. Reunião ampliada com professores, técnicos e discentes acerca da segurança no Campus;
  4. Realizar diagnóstico de como está a gestão de segurança na Ufam;
  5. Mapear horários de pico onde são os locais mais assaltados;
  6. Melhoria na infraestrutura e Iluminação na Ufam.

O reitor recebeu o documento e se prontificou a dar as devidas providências à demanda. "Temos trabalho junto à Secretaria de Segurança, por meio do comando da Polícia Militar, para garantir que possamos promover segurança e fomentar a sensação de segurança à nossa comunidade. É para isso que estamos trabalhando, ouvindo lideranças e nossa comunidade", disse Puga.

As lideranças da UEE e ANPG reforçaram a importância da manutenção do diálogo com a comunidade universitária, especialmente os alunos, uma vez que eles têm sido os mais afetados pelos recorrentes assaltos a coletivos no entorno da Ufam.

"Tanto a UEE quanto a ANPG têm mantido conversas com a Reitoria da qual os encaminhamentos vêm sendo dados de maneira compartilhada. Quem ganha com isso é a comunidade", disse Raiane Alencar.

Na oportunidade, a representante da ANPG, Priscila Duarte, reiterou a retomada dos debates sobre a cobertura da concessão do acesso ao Restaurante Universitário (RU), aos estudantes da pós-graduação. O reitor ponderou que o assunto poderá entrar em breve na pauta do Ministério da Educação, já que se trata de um dos vetores da Política de Assistência estudantil (Pnaes).

Cronograma de reuniões da reitoria da Ufam com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas que antecederam a agenda desta quarta-feira, 16, com as lideranças estudantis:

Dia

Assunto

20 de junho

Reitoria aciona Polícia Militar para Garantia da segurança comunitária

8 de julho

Segurança do Campus – Administração                Superior busca diálogo com a comunidade acadêmica e a SSP

13 de julho

Reitor e Daest recebem estudantes para tratar de transporte e segurança no Campus