Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Formandos em Letras recebem o diploma durante cerimônia de outorga de grau
Início do conteúdo da página

Formandos em Letras recebem o diploma durante cerimônia de outorga de grau

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 17h42 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 07h16 | Acessos: 1340

Solenidade contou com a presença do cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino


Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga,  ocorreu, na noite desta terça-feira, 8, a outorga de grau a 40 finalistas dos cursos da Faculdade de Letras (Flet).

Recém-licenciados são egressos dos cursos de Letras - Língua e Literatura Portuguesa; Letras - Língua e Literatura Inglesa; Letras - Língua e Literatura Francesa; Letras - Língua e Literatura Japonesa; Letras - Libras e Letras - Língua e Literatura Portuguesa.

Mesa de honra e homenageados

Além do reitor, compuseram a mesa de honra o diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Langlady Lira Rosas; o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino; a paraninfa do curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola, professora Luana Ferreira Rodrigues; o patrono do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa, professor Fernando Scheibe; a paraninfa do curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, professora Adriana da Silva Araújo; a paraninfa do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa Cristina Rosona Sambuichi; a paraninfa do curso Letras - Libras, professora Elizandra de Lima Silva Bastos e a paraninfa do curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa, professora Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira.

 Renovação de compromisso

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam destacou o compromisso da gestão superior em sempre oferecer melhores condições à Flet. “A oradora falou em pódio. Sim, e a medalha é o diploma da Ufam. Pegar esse diploma não é fácil, ainda mais enfrentando um contexto pandêmico. Hoje formamos os melhores profissionais de Letras do Estado do Amazonas, nas mais diversas habilitações. Vocês estudaram na Ufam, que tem tradição na formação de recursos humanos; tiveram os melhores professores e estamos avançando na infraestrutura da Flet que, no futuro, contará com dois prédios novos. Neste momento de celebração, a Ufam renova seu compromisso em oferecer sempre a melhor estrutura à Flet e esse pódio ao qual vocês chegam hoje é o primeiro dos muitos que virão.  Os pódios virão à medida em que vocês transformarem a vida das pessoas e tenho convicção de que todos estão preparados para as próximas missões”, discursou o gestor.

 Homenagem professora Sebastiana

Ele também relembrou a trajetória da professora Sebastiana Guedes, homenageada pelos recém-formados. “Por fim, também gostaria de homenagear a professora Sebastiana Guedes. Eu a conheci ministrando aulas no interior do Estado. Ia sempre com sua disposição, com seu carisma, com seu sorriso cativante, com seu prazer que tinha de ensinar. Sempre estava lá, onde quer que a Universidade dela precisasse. A gratidão é um sentimento muito nobre. Parabéns pela justa homenagem”, cumprimentou o reitor.

 De egresso à diretor da Flet

O diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Rosas, afirmou que a área de Letras atravessa questões de poder e trabalha as possibilidades da emancipação humana. “É uma grande honra estar aqui. E estou aqui não só como diretor da Faculdade de Letras, mas também como egresso da Flet. Este é o momento em que olhamos pra trás e percebermos o quanto somos vitoriosos. Atravessamos uma pandemia, fui internado em estado grave, mas venci e estou com vocês neste momento festivo para a nossa Universidade. A Faculdade de Letras muito me orgulha. Para contemplarmos a beleza da Flet, precisamos lançar um olhar de conjunto sobre ela, então veremos o trabalho do Centro de Ensino de Línguas, o CEL; os diversos trabalhos de pesquisa, as ações de extensão, o Idiomas sem fronteiras, ou seja, a Flet é vivaz e fortalece, cada vez mais, a política de línguas da Ufam, considerando o complexo contexto amazônico que é o estudo de línguas, que carrega contextos políticos, econômicos e sociais, nunca sendo neutro. Na dúvida, licenciados e licenciadas, fiquem ao lado dos pobres. Honrem a Flet, a Ufam, a educação pública”, discursou.

Sensibilidade e empatia

Em nome dos paraninfos dos cursos, o professor Fernando Scheibe ressaltou a importância de exercitar a escuta e a empatia para o desafio de ensinar. “Boa noite a todas, a todos, a todes. Mais do que uma honra, é uma alegria estar aqui neste momento. Quero oferecer a vocês o poema Professor, de Carlos Drumond de Andrade:

O professor disserta

sobre ponto difícil do programa

Um aluno dorme,

cansado das canseiras desta vida.

O professor vai sacudi-lo?

Vai repreendê-lo?

Não.

O professor baixa a voz

com medo de acordá-lo.

Eu trouxe esse poema do Drumond porque ele nos fala de sensibilidade, que devemos exercitar a escuta, o sapere aude, cultivar a empatia, pois nossa subjetividade se constrói nas línguas. Tudo isso é muito importante para a missão de um professor. Desejo que vocês sempre lembrem que a área que escolheram é um setor ilimitado, é domínio que ninguém domina, é disciplina indisciplinada, porque a língua é um rio que nenhuma barragem gramatical pode represar. Também insisto para que lutem sempre pelo direito à educação e pela democratização da Universidade”, discursou.

Responsabilidade com o Brasil e o mundo

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, destacou, em seu pronunciamento, que os recém-diplomados têm grande responsabilidade com o Brasil e o mundo, ao serem líderes da região amazônica, uma região estratégica para o mundo. “Estou muito satisfeito em poder participar desta colação de grau da Faculdade de Letras da prestigiosa Universidade Federal do Amazonas. Acredito que tenha sido uma jornada difícil até chegar ao dia de hoje, especialmente devido à pandemia. Quero expressar meu sincero respeito a todos por seus esforços e pela grande expectativa em seus futuros. Ninguém desconhece os valores  desta região amazônica. Não podemos sentir a grande riqueza, a imensidão e a biodiversidade desta floresta em nenhuma outra parte do nosso planeta. Então, vocês, formados, têm uma responsabilidade enorme com o Brasil e o mundo como líderes desta região. Haverá tempos difíceis e tristes em suas vidas, mas a vida sem desafios é entediante. Enfrentem os desafios sem medo. Vocês têm a força para resolver problemas, superar obstáculos e esta força é o que aprenderam nesta digna Universidade. O futuro do Amazonas e do Brasil está em suas mãos e o mundo está ansioso pelo grande sucesso de vocês”, discursou o cônsul.

Amigos e tesouros do Japão

Ele também felicitou, especialmente, os formados em Letras - Língua e Literatura Japonesa. “Agora, quero felicitar os três formados do curso de Língua e Literatura Japonesa e também agradecê-los como representantes do Japão. Vocês escolheram a língua japonesa e decidiram se tornar especialistas no Japão. O Japão estará sempre ao lado de vocês, grandes amigos e tesouros do Japão. Desejo que a escolha dos formados de hoje traga muitas felicidades agora e no futuro”, concluiu o cônsul-geral do Japão em Manaus.

Nova jornada

A oradora em nome dos cursos, licenciada Vitória Letícia de Souza Oliveira afirmou, em seu discurso, que enquanto profissionais da área de Letras, devem lutar para que outras pessoas possam desfrutar do privilégio de ter uma formação em uma Universidade pública. “Se mudar o mundo inteiro é utópico demais, como professores, concentremos esforços para mudar uma vida por vez, pouco a pouco. Companheiros, esta não é a linha de chegada, mas o início de uma nova jornada. Talvez as festas nos estacionamentos da Universidade tenham acabado e os tickets do RU já não sejam mais necessários, mas as memórias perduram e nos acompanharão durante nossas vidas. O trajeto não foi fácil, mas, honestamente, nunca será e devemos lutar para viver bem, de forma digna e honrada. Por falar em luta, lutemos também para que outros possam ter mesmo privilégio que nos foi concedido, o direito à Universidade, à educação pública , para que o direito à educação seja inegociável e que todos possam experienciar a Universidade, com suas delícias e mazelas. Vamos seguir resistindo e existindo. Com a devida licença, parafraseio Emicida: com a fúria da beleza do sol, respiremos fundo e voltemos para o ringue. Vejo vocês no pódio”, discursou.

 Confira a lista completa de licenciados da Flet.

 LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

1. ERICA RABELO FERREIRA

2. ROBERTO MANGANA ABRAHIM FILHO

 LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA

3. HELOÍSA CAMPOS MASCARENHAS 4. LUDIMILA ROLIM MARTINS

5. SIMONE GUEDES CHAIN

FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

6. BARBARA MACEDO MARTINS

7. LUCAS FERNANDES PINHEIRO

8. RITA HELOISE SILVA FARACO DE LIMA

9. SAMARONY DE LIMA PINHEIRO

10. SOFIA LEIDE ARAUJO DE SOUZA

11. THALLYS HUDSON ALVES MATOS

12. VITORIA LETICIA DE SOUZA OLIVEIRA

 LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA

13. ELLEN YURIKA MIURA

14. MICAELA NUNES OHANA

15. TIAGO COUTINHO SANTANA

 LETRAS - LIBRAS

16. ADRIELE COELHO DOS SANTOS

17. AMANDA SOUZA DA SILVA

18. ANA LIDIA RHODIS SOARES

19. ANA FRANCISCA FERREIRA DA SILVA

20. APHRODITTE KARENINNA PINTO RODRIGUES

21. DEBORAH RODRIGUES DA COSTA SANTOS

22. LAIS STEFANI DA CUNHA BIZZO

23. LUANA VANESSA LINHARES FERNANDES

24. LUCAS DA COSTA FONSECA

25. ORILANDE NOGUEIRA DOS ANJOS

26. RONALDO SANTOS DE FELIX

27. THAYNAN IONARA CORDEIRO LIRA

LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA

28. ADORÉA REBELO DE LIMA

29. BIANCA GUIMARAES PEDROSA

30. ERICA DE ALMEIDA DE MORAES

31. ESTER NAIA FERREIRA MELO

32. LIZANDRA DE SOUZA DOS SANTOS

33. MAICOL BARBOSA BRITO

34. MARIA EMILIA COSTA ARAUJO

35. MIQUEIAS DA SILVA ANDRADE JUNIOR

36. RAFAELA CAROLINE DIRANE DOS SANTOS

37. RAQUEL DE OLIVEIRA BARROS

38. SANDRO BARROS DE OLIVEIRA

39. THAYSSA KAROLINE LOPES SOUSA

40. TIAGO FRANCISCO GUERREIRO DE PAULA

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página