Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 65 finalistas do curso de Pedagogia
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 65 finalistas do curso de Pedagogia

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 07h36 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h07 | Acessos: 1412

Confira os recém-diplomados da Faculdade de Educação (Faced) do primeiro semestre de 2022

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga,  ocorreu, na noite desta segunda-feira, 7, a outorga de grau a 65 finalistas do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faced).


Mesa de honra e homenageados

Além do reitor, compuseram a mesa de honra o diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victória; a paraninfa da turma, professora Ilaine Inês Both; o coordenador do curso vespertino, professor Márcio de Oliveira; a coordenadora do curso matutino, professora Thatiana Guedes da Silva; a patronesse da turma, professora Maria de Jesus Campos de Souza Belém e, in memorian, a homenageada com o nome da turma, professora Agila Maria Cavalcante dos Santos.

Testados na adversidade

Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, cumprimentou os formados que fizeram questão de participar da solenidade presencial, vez que se formaram em solenidade realizada na modalidade remota e em seguida, ressaltou que os formados na noite desta segunda-feira são vitoriosos por terem sido testados na adversidade de uma pandemia. “A formatura é a celebração de uma vitória. Vocês mostraram garra, persistência, coragem e a Ufam tem muito orgulho de cada um vocês. O diploma da nossa Universidade fará muita diferença na vida de vocês, que se formaram para mudar vidas. Agora sigam como espelhos, como inspiração para muitas pessoas na sociedade e façam a diferença por onde passarem”, aconselhou o reitor.

Gratidão

Ele também lembrou da professora Agida, que faleceu durante a pandemia de COVID-19. “Um dos gestos mais nobres do ser humano é a gratidão. E vocês demonstram gratidão ao reconhecer a contribuição da professora Agida para a vida acadêmica de vocês ao homenageá-la com o nome da turma de vocês. Parabéns pelo gesto, pela iniciativa!”, elogiou o reitor.

Rituais universitários

O diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victória, ressaltou os muitos rituais vividos pelos licenciados na Universidade. “São muitos o rituais que são vivenciados na Universidade. Vocês começaram a vida na Ufam, provavelmente, neste auditório, no dia da matrícula, e hoje estão no ritual da quase saída, que é a formatura. Digo quase saída porque vocês sempre serão Ufam, onde quer que estejam. Honrem a Ufam onde vocês forem, honrem a Universidade pública onde quer que trabalharem. E, por sabermos que cada conquista é coletiva, nunca individual, sejam gratos a todos os que os apoiaram para este importante momento e sigamos juntos e juntas. A Ufam e a Faced estarão sempre de portas abertas para vocês”, afirmou o diretor.

Conquistas humanizadoras

Em seu discurso, a paraninfa da turma, professora Ilane Inês Both, desejou que os recém-diplomados tenham muitas conquistas humanizadoras. “Sou grata pela oportunidade de ter sido a professora de vocês e pela honra de ter sido escolhida como paraninfa neste momento tão especial de suas vidas, que é a colação de grau. Que bom que vocês conseguiram realizar o sonho de entrar e concluír um curso de graduação em uma universidade pública, mas penso que não podemos desconsiderar que o sonho de milhares de jovens e adultos de fazer o mesmo está sob ameaça. Como afirma o escritor indígena Ailton Krenac, a gente não fez outra coisa nos últimos tempos senão despencar. Despencamos nos direitos sociais, na qualidade de vida, no processo de humanização mesmo que as riquezas naturais existentes e as já produzidas até os dias atuais pelos homens e mulheres que vivem no Amazonas, no Brasil e no mundo sejam suficientes para todas as pessoas viverem dignamente, se não houvesse a ganância de grupos com poder econômico e político que acumulam fortunas em suas
mãos, o que causa um enorme fosso nas condições de vida entre as classes sociais. O fato é que vocês, licenciados e licenciadas em Pedagogia, têm muitos desafios
individuais e coletivos ligados à profissão que escolheram, a qual é absolutamente imprescindível na construção de um mundo melhor, justo, fraterno, ético, solidário, inclusivo, humanizado e humanizador. Vocês trabalham a formação de um ser humano completo, desde a Educação infantil, capaz de pensar, interpretar, refletir, intervir, transformar, mudar, criar e recriar um mundo melhor, mais humano, democrático, justo, que supere todas as formas de exclusão, violência e ódio. Então, cultivem todos os dias o juramento que fizeram essa noite, sejam comprometidos com a formação humanizadora e façam a diferença na vida das pessoas. O meu desejo é que todos vocês tenham fartas conquistas humanizadoras na vida profissional e pessoal”, discursou a paraninfa.

Jornada de 3000 horas

A oradora da turma, Yasmin Karoline Logatto de Souza, afirmou que o legado do pedagogo é transformar. “Nós só entramos neste auditório duas vezes. Para se matricular e para se graduar. A euforia de quando somos calouros é tanta que nos esquecemos de que que durante esse tempo entre nos matricularmos e nos graduarmos vamos viver nossos maiores desafios. Levamos o primeiro susto ao nos constatarmos que devemos cumprir 3 mil horas obrigatórias, mas o primeiro pensamento de um calouro é que isso vai ser fácil de cumprir e que será rápido. O olhar com brilho de um calouro é realmente imbatível! Quando alcançamos 1500 horas, o corpo já está desgastado e a mente começa a ser traiçoeira e até pensamos em trancar matérias. Com 2 mil e tantas horas, vai faltando pouco, é hora de se preparar para o estágio, para a intervenção, para o projeto, para fazer o bendito relatório de estágio, mas com 2 mil e poucas horas não foi assim para nós. Chegou a pandemia. Nossa história na Ufam não foi regular e, quando entramos nesse auditório pela primeira vez, jamais poderíamos imaginar que ficaríamos tão longe e tão perto do dia da formatura por tanto tempo. Passamos a aprender a desenvolver os pilares educacionais através das câmeras, das videoconferências, das aulas remotas e vimos a possibilidade de o tão sonhado ‘assim prometo sob minha honra’ não ser como sempre imaginamos e nos perguntamos muitas vezes ‘como isso aconteceu na nossa vez?’ Quando chegamos a 92% do curso, veio o retorno à modalidade presencial e reencontramos a Universidade, que ficou vazia por tanto tempo. Chegamos, enfim, a 100% do curso. Cumprimos as 3000 horas. Hoje voamos. Hoje nosso voo solo começa. Encontraremos muitas realidades. Conheceremos alunos inesquecíveis, colegas de trabalho inesquecíveis. Nossa profissão é temida por abrir horizontes, mudar realidades e a nossa casa, o nosso maior patrimônio, que é a Ufam, jamais nos deixou esquecer isso através das iniciações científicas propostas no meio dessas grandiosas três mil horas. Durante essas 3 mil horas vimos a educação ser alvo. A educação é um pilar e, em momentos de crise, sofre cortes, é atacada. Em momentos de glória, está na linha de frente do combate. Nosso legado de pedagogo é transformar. Obrigada pelo apoio dos familiares, dos nossos mestres. Chegamos a 100%. 3000 horas. 145 atividades acadêmico-científico- culturais cumpridas. 180 horas optativas. 98% de festas comparecidas. Chegamos ao final. Chegamos a esse dia”, discursou a oradora.

 Confira a lista completa de formandos:

 

 

1. ALANE ANAIARA AYRES COIMBRA

2. AMANDA IBERNON NERY ARAUJO

3. ANDRÉIA ARRUDA DE SOUZA

4. ANNA BEATRIZ MONTEIRO CARDIAL

5. BRUNO BARRETO DE ABREU ROCHA

6. DANIELE SILVA DOS SANTOS

7. DEISE CRISTINA DE OLIVEIRA GOMES

8. EILEEN MOREIRA DIAS PEREIRA

9. ELANE ELOI PEREIRA LIMA

10. ELIANA ARAUJO ROCHA

11. FLAVIA LUENNY DA SILVA MOTA

12. GLAUDSON PEREIRA TAVARES

13. GLEICE KELLY PANTOJA DE OLIVEIRA

14. HEMILY COSTA VENTURA

15. IANKA LARISSA CAMPOS DOS SANTOS

16. IDELVANI DA CONCEIÇÃO BEZERRA THIAGO

17. - ILAN NERY MARINHO

18. ISRAEL LUCAS MACIEL NONATO

19. JANICE GOMES DE MELO

20. JULIANA PAIVA MARQUES

21. JULIANE ROBERTA LOPES DE AZEVEDO

22. JUSCIMARA DA PENHA GONÇALVES

23. LARISSA FLORES DE CASTRO

24. LETICIA RODRIGUES SANTOS

25. LORENA AMASSURI FERREIRA

26. LUCAS TAVARES BARROSO

27. MARIA ANTONIA SILVA DE ARAÚJO

28. MICAELLE CARDOSO DE SOUZA

29. MONIQUE ELERES DO NASCIMENTO

30. NAYARA DE SOUZA COSTA

31. RAYANNI BARROSO VIANA

32.  RENATA DE MELO JUSTINO

33. SARISYS ARRUDA BASTOS

34. TAINA CRISTINA PEDROSA OLIVEIRA

35. THAYS LIMA CUNHA

36. VICTÓRIA SOARES DOS SANTOS

37. YASMIM SANTAREM MENDONÇA

38. YASMINN KAROLINE LOGATTO IGNACIO DE SOUZA

 LICENCIADOS E LICENCIADAS EM PEDAGOGIA QUE COLARAM GRAU EM CERIMÔNIA FORA DE PRAZO

 01. ALESSANDRA FREITAS GUIMARÃES

02. ALEX COSTA DA SILVA

03. ANTONIA CARLA XAVIER BARBOSA

04. DEYSIANE SANTOS DE OLIVEIRA

05. EDMILSON JUNIO PIMENTEL DE QUEIROZ

06, ELZELI SANTOS E SANTOS

07. ESTEFANNE DE OLIVEIRA DOS SANTOS

08. FERNANDA DELFINO DA SILVA

09, GINO JOSÉ BATISTA MARTINS DA SILVA

10. ILZILANE DANTAS PEREIRA

11. JOSÉ LUCAS BENTES DA CUNHA

12. KEILA ADRIANA FERREIRA DE SOUZA

13. LETÍCIA COSTA DE OLIVEIRA

14. MARCELA DE LIMA SILVA

15. MARCELLA TELES GUIMARÃES DE SOUZA

16. MARILIN PEREIRA DE SOUZA

17. MATEUS DA SILVA DIAS

18. MONIQUE DOURADO MELLO DA SILVA

19. NEREIDA TAVARES NEVES

20. NILZELANE VIEIRA CARVALHO

21. ODALEIA OLIVEIRA LEITE

22. RAMON JOSÉ SILVA E SILVA

23. RENILDA DE SOUZA MORAES

24. ROBERTA GABRIELLE GUIMARÃES DO NASCIMENTO

25. SAMANTA DE MELO SILVA

26. SORAIA PINHEIRO PEREIRA

27.THAÍS AZEVEDO CORTEZ

registrado em:
Fim do conteúdo da página