Página inicial > Notícias Destaque > Reitor em comitiva com professores dos PPGs em Geografia e de Geociências visitam instalações do Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 16h00 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 16h56 | Acessos: 977

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, visitou na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste, numa comitiva composta eminentemente por docentes dos Programas de Pós-graduação em Geografia e de Geociências da Ufam.

Além do reitor, estavam presentes os professores do Programa de Pós-graduação em Geografia, Nelcioney Araújo e Rogério Marinho e os coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Geografia e de Geociências, Mircia Fortes e Naziano Pantoja, respectivamente.

O grupo foi recebido pelo diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste, capitão de Fragata Bruno Leonardo Rodrigues Alves, a quem coube apresentar a estrutura, falar da missão e relação acadêmico científica desenvolvidos na Amazônia.

Por meio de um vídeo institucional, o responsável pelo comando da unidade discorreu sobre as mais recentes incursões em rios com maior potencial comercial, a partir dos quais uma série de cartas náuticas vêm sendo produzidas para além de orientar a defesa nas fronteiras, aprimorar e otimizar a navegação, incluindo a que se refere ao escoamento mercantil.

"Recentemente, passamos pelo com nossos navios coletando dados no Rio Amazonas, Branco, Solimões, Negro e Içá, em missões que resultaram na elaboração de uma série de materiais cartográficos. Esses materiais são necessários para a navegação e ajudam na tomada de decisões em muitas frentes. Nosso Centro está equipado e conta com oficiais e militares qualificados e para nós é de grande valia que cooperações e convênios sejam não apenas mantidos e ampliados", disse o capitão.

O comandante do Centro se referiu ao apoio à execução de pesquisas em campo para teses de doutorado que tinham como mote fenômenos geológicos que incorrem sobre os leitos amazônicos. Um desses trabalhos foi o do professor do Programa de Pós-graduação em Geografia, Rogério Marinho. Hoje, ele orienta teses de doutorado com a mesma temática e com apoio do Centro.

"A Universidade tem o propósito de servir à sociedade promovendo ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e ela busca cumpri-lo da melhor maneira possível. Em muitas oportunidades o resultado é muito melhor quando temos a parceria e a cooperação de entes, como é o caso da Marinha, das prefeituras, das organizações não governamentais, porque o que buscamos é um objetivo comum: que é o de nos fazermos presentes e eficazes diante dos anseios da população. Em função disso, é uma alegria para nós que essa relação com o Centro se fortaleça", afirmou o reitor.

Ao fim do encontro, o reitor foi acompanhado pelo capitão e os professores, membros da comitiva, até o livro de visitas, onde ele pôde registrar sua passagem pelo Centro. Uma foto já do momento da estada ilustrou a publicação.