Iluminação do HUGV/Ebserh chama atenção para prevenção do câncer de mama
Até o dia 31 de outubro, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam/Ebserh) recebe iluminação especial cor de rosa para chamar atenção à prevenção do câncer de mama. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, movimento internacional de detecção precoce da doença, e teve início no começo do mês.
De acordo com o superintendente do HUGV/Ufam/Ebserh, professor Juscimar Carneiro Nunes, o Hospital Universitário se une aos demais prédios públicos da cidade de Manaus para contribuir com a prevenção do câncer de mama. “As consultas agendadas para o mês de outubro serão realizadas com a entrega de folder e cartilhas com orientações a todas as pessoas que frequentarem o atendimento Ginecológico da Mulher. Nossos profissionais estarão engajados na difusão de orientações sobre a prevenção do câncer de mama”, destacou o superintendente.
O professor lembrou também que em novembro o prédio ficará azul para sensibilizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de próstata. “Faremos mutirão de atendimentos com intuito de prevenir o câncer de próstata. Os interessados em realizar o exame devem se dirigir ao Ambulatório Araújo Lima do HUGV/Ufam/Ebserh”, adiantou.
O reitor, professor Sylvio Puga, em alusão ao Outubro Rosa, destacou a importância da prevenção e diagnóstico precoce como fundamentais no processo de conscientização permanente sobre o tema. “As atividades desenvolvidas no âmbito da Ufam, se somam ao trabalho de toda a sociedade, em especial dos profissionais da área de saúde”, enfatizou.
A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, ressaltou que a Ufam cumpre, por meio do hospital-escola, um papel fundamental no processo de conscientização das mulheres amazônidas. “O HUGV/Ufam/Ebserh tem um trabalho consolidado na área de ginecologia e serviço social, atuando diretamente na prevenção do câncer de mama. Parabenizamos a iniciativa do superintendente do HUGV/Ufam/Ebserh, professor Juscimar Carneiro Nunes, por abordar de forma material e imaterial a campanha Outubro Rosa”, finalizou.
Redes Sociais