Página inicial > Notícias Destaque > Prodagin marca presença no X Fórum Internacional de Ginástica para Todos

Prodagin marca presença no X Fórum Internacional de Ginástica para Todos

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 09h34 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 10h15 | Acessos: 764

Programa de Dança e Atividades Circenses da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentou 14 trabalhos científicos e duas coreografias no evento realizado em Campinas/SP, entre os dias 6 e 9 de outubro. A próxima meta do grupo é participar da Gymnaestrada Mundial, que acontecerá em julho de 2023, em Amsterdã/Holanda

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O grupo de Ginástica para Todos do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica da Universidade Federal do Amazonas (Prodagin/Ufam) marcou presença no X Fórum Internacional de Ginástica para Todos, em Campinas.

Ao todo, o grupo levou 25 participantes ao evento, sendo 13 graduandos em Educação Física, 5 graduandos de outros cursos da Universidade e 7 comunitários participantes do grupo de GPT, do Prodagin.

Apresentações

Durante o evento, realizado entre os dias 6 e 9 de outubro, o Prodagin apresentou 14 trabalhos científicos, entre eles “Aprendizagem na ginástica para todos pelas relações sociais: o contato com o outro” e “Os 4 F’s (Fun, fitness, Fundamentals e Friendship) na ginástica para todos: um relato de experiência” e as coreografias "Um canto de esperança", que retrata a luta e a resistência dos povos indígenas, com uma linda homenagem a Dom e Bruno, e "Canoeiro",  que exalta o caboclo ribeirinho.

Também estiveram entre as atividades oferecidas pelo Prodagin o curso "Luta pela cultura que resiste: tradição indígena na GPT", ministrado pela professora Lionela Corrêa e pelo professor Evandro Cabo Verde e duas oficinas para escolares, com idade de 10 a 15 anos, do Sesc Campinas sobre a Ginástica para todos e a cultura amazônica. O Prodagin participou, ainda, da Roda de conversa “Ginástica para todos no Brasil”, com a professora Lionela Corrêa compondo a mesa de honra.
Destaque no Fórum

Sob coordenação dos professores Lionela Corrêa, Evandro Cabo Verde, Nayana Ribeiro e Leila Azevedo, o Prodagin foi o único grupo de Ginástica para Todos a representar a região Norte do Brasil.
“O Prodagin participou como grupo convidado. Por ser o único representante da Região Norte no Gym Brasil, evento de GPT oficial da CBG. Vale destacar que esse tipo de convite só acontece para grupos internacionais mas, devido à comissão organizadora entender a representatividade do grupo, abriu exceção para o Prodagin, que se apresentou durante o evento de abertura e durante o encerramento. Além disso, o grupo fez a apoteose do evento com a toada do boi Garantido, levando todos que participaram do evento, entre ginastas e público participante, a brincar de boi”, relatou a professora Lionela Corrêa.

Agradecimentos

Ela ressaltou, ainda, o apoio institucional recebido. “Não foi fácil chegar até Campinas. Com os cortes nas universidades, quase não tivemos apoio institucional. Ganhamos duas passagens da FEFF-Ufam e as demais conseguimos com ações para arrecadar fundos. No entanto, não posso deixar de agradecer o apoio da Ufam, em nome do nosso diretor João Libardoni (diretor da FEFF); do nosso pró-reitor de extensão, professor Almir Oliveira de Menezes, ao nosso chefe de Gabinete, professor Almir Liberato, e ao nosso reitor, professor Sylvio Puga, os quais estiveram em contato conosco durante todo o processo de participação do Fórum. Fizemos o público literalmente chorar com as composições coreográficas, vídeos apresentados e trabalhos orais. Hoje todos reconhecem o Prodagin da Universidade Federal do Amazonas como um grupo forte, amazônico, que encanta e emociona" , acrescentou a professora Lionela.

Desafios superados

O professor Evandro Cabo Verde também destacou a superação de desafios para o Prodagin marcar presença no Congresso. “Este é o segundo evento fora do Amazonas de que participamos e a falta de apoio, infelizmente, só aumenta. As tentativas de sucateamento das universidades, com os cortes verbas, nos atinge gravemente. Chegar ao fórum com um grupo de, aproximadamente, 30 pessoas, não foi fácil. Tivemos que superar diversas adversidades, principalmente a financeira. O importante é que o Prodagin ultrapassou as fronteiras regionais e abrilhantou o X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos (FIGPT), realizado em Campinas/SP”.

A professora Leila Azevedo destacou a série de ensaios para as apresentações do Prodagin no Fórum internacional. “Os ensaios foram intensos. Sabemos que isso faz parte do processo, e todos os envolvidos deram o seu melhor. Obrigada a todos que nos apoiaram, a nossa Feff e a Ufam. Nosso trabalho foi ovacionado, aplaudido de pé e com muitas lágrimas. E não foi só isso, teve emoção e competência nos trabalhos apresentados nas apresentações orais. Hoje o Prodagin da Universidade Federal do Amazonas é reconhecido e respeitado”, declarou a professora.
Gymnaestrada Mundial

A professora Nayana Ribeiro ressalta que apesar dos desafios, o Prodagin fez história no evento e agora se prepara para um evento de porte mundial. “Embora tenha sido difícil conseguir apoio e pessoas que abraçassem a arte, a cultura e a educação,  tivemos pessoas que nos apoiaram de perto. Nosso muito obrigada a todos que abraçaram a nossa causa. O Prodagin fez história e representou lindamente a Ufam e o nosso Amazonas levando 14 trabalhos científicos e coreografias incríveis que encantaram todo o público. A próxima meta do Prodagin é conseguir levar os encantos da nossa região para o mundo, participando da Gymnaestrada Mundial. Temos fé e esperança de que, com o apoio de todos novamente, conseguiremos chegar lá!”

Os vídeos das apresentações estão disponíveis no canal do YouTube do prodagin e na página do Instagram @prodagin.