Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Santa Isabel do Rio Negro - Ufam outorga grau à distância a 24 finalistas da Faculdade de Artes
Início do conteúdo da página

Santa Isabel do Rio Negro - Ufam outorga grau à distância a 24 finalistas da Faculdade de Artes

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 09h22 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 14h27 | Acessos: 742

Solenidade contou com a presença do prefeito do município e patrono da turma, senhor José Ribamar Fontes Beleza. Recém-diplomados são egressos do curso de licenciatura em Artes Visuais na modalidade à distância

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga,  ocorreu, na manhã desta quarta-feira, 28, a outorga de grau a 24 finalistas do curso de licenciatura em Artes Visuais, na modalidade à distância, do município de Santa Isabel do Rio Negro.

Mesa de honra e homenageados

Além do reitor, compuseram a mesa de honra o diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen; o diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam, professor João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues; a paraninfa da turma do polo de Santa Izabel do Rio Negro e coordenadora do curso, professora Núbia Najar Dias; a coordenadora acadêmica da Faculdade de Artes da Ufam, professora Lucyanne de Melo Afonso; o homenageado com o nome da turma, professor Fernando Antônio da Silva Júnior e o patrono da turma e prefeito do município de Santa Izabel do Rio Negro, José Ribamar Fontes Beleza.

Presença da Ufam em Santa Izabel

Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou a presença da Ufam no município de Santa Izabel do Rio Negro. “É uma manhã muito feliz para a Universidade Federal do Amazonas. Mais uma vez a Ufam se fez presente em Santa Izabel do Rio Negro. Estive aí há dois meses realizando a outorga de grau a formandos ligados a etnias indígenas e hoje entregamos 24 licenciados em Artes para o mundo profissional formal.  Vamos continuar apoiando as iniciativas voltadas a fortalecer a presença da Ufam em Santa Izabel do Rio Negro e tenho certeza de que o prefeito e sua competente equipe farão os investimentos necessários para que os licenciados possam fazer a diferença com a formação que receberam”, discursou o reitor.

Gratidão

Ele também elogiou o discurso proferido pelo orador da turma, que contou com uma oração e com a menção a cada um dos docentes que ministrou aulas para a turma. “Quero registrar nosso respeito a todos nossos licenciados por terem chegado até aqui. Vocês venceram uma pandemia. Ao ouvir o discurso do orador da turma de vocês, percebi o registro da gratidão de vocês pelo dom da vida, inclusive, o Horebe fez uma oração, que não é algo comum em uma solenidade acadêmica e também agradeceu os ensinamentos, citando cada um dos professores da turma, o que também não é comum. Isso reflete o sentimento de gratidão da turma, o que é muito bonito de se ver. Parabéns a todos vocês e a todos os amigos e familiares que deram condições para que vocês conseguissem essa conquista tão importante”, concluiu o reitor.

Parceria Faartes e CED

O diretor da Faculdade de Artes, João Gustavo Kienen, ressaltou o investimento da Ufam em atuar no interior do Estado e a importância do Centro de Educação a Distância (CED) para prover a estrutura necessária para os cursos à distância. “Essa solenidade demonstra o investimento da Ufam em sair de nossas paredes, pois o Amazonas não é apenas a cidade de Manaus, mas todos os municípios do interior do Estado. Aproveito a oportunidade para cumprimentar o diretor do CED, pois sem o empenho dele e de sua equipe não seria possível realizar esse curso. O CED é aquele que constrói aquilo que não é visto. Para que eu pudesse ministrar a disciplina História das Artes, por exemplo, houve todo um trabalho nos bastidores realizado pelo CED. Essa turma recebeu formação em uma das regiões de maior diversidade cultural. Muito mais que transmitir conteúdo, o curso no qual se formaram é voltado a dar uma ideia de empoderamento. Que vocês enxerguem a importância do local em que estão. Agora é com vocês e é com muita honra e alegria que a Faculdade de Artes entrega esses novos profissionais”.

Bastidores

O diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam, professor João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, declarou que os trabalhos nos bastidores são pesados e começam muito antes de o espetáculo entrar no ar. “Esse momento é carregado de alegria e de orgulho para o Centro de Educação a distância, pois mais um município do interior do Amazonas chega a essa conquista pela qual tanto trabalhamos. Realizar um curso superior é difícil porque, na vida adulta, é preciso conciliar trabalho e estudo e isso é árduo. Sabemos também o quanto é difícil o deslocamento entre os próprios municípios do interior do Amazonas, o que, muitas vezes, impede a vinda de muitos para realizar um curso presencial em Manaus. Mas vocês lograram êxito, com todo o apoio da Faculdade de Artes, sempre muito parceira em todas as propostas. Nosso esforço no CED é contínuo e nossa busca por melhorias também. Não esperamos levar apenas um curso, mas a experiência em levar a Universidade para os municípios, para que vocês possam fazer a diferença no município de vocês. Quero agradecer o apoio do nosso reitor, da nossa vice- reitora e do nosso pró-reitor de Ensino. No início da transmissão tivemos algumas dificuldades, mas é onde encontramos mais dificuldade que precisamos estar. Termino minha fala parabenizando o esforço individual de vocês e desejo a todos um futuro brilhante”.

Protagonismo

A paraninfa da turma do polo de Santa Izabel do Rio Negro e coordenadora do curso, professora Núbia Najar Dias, declarou que os recém-formados somam forças, desde já, na luta por uma educação mais humana, que respeite o processo de formação integral da pessoa para além da formação para o mercado. “Não são só vocês que estão se formando hoje. Simbolicamente, é o Amazonas inteiro. Somos um país carente de produção cultural acessível a todos, um país que, infelizmente, não tem Artes na escola básica como uma disciplina de igual importância a tantas outras do currículo escolar, um país que tem severas dificuldades em preservar suas riquíssimas memórias, um país que tem problemas em reconhecer sua originalidade artística. Em um país com essas características, quem se forma licenciado em Artes Visuais, assume, desde já, um protagonismo notável. Serão vocês que contribuirão para a profissionalização das produções culturais, a preservação da memória, o estudo da nossa cultura. Serão vocês que somarão forças na luta por uma educação mais humana, que respeite o processo de formação integral da pessoa para além da formação para o mercado. Vocês são a prova do equilíbrio entre trabalho e estudo e para os meus novos colegas de profissão, desejo uma vida plena de realizações”, discursou a paraninfa.

Artes para o mundo

A coordenadora acadêmica da Faculdade de Artes da Ufam, professora Lucyanne de Melo Afonso, também cumprimentou os recém-formados pela conquista do diploma. “Agora vocês são responsáveis por levar a voz das artes para o mundo, o que é facilitado pelo fato de a Amazônia ser internacional. Quero agradecer o empenho de todos os docentes da Faculdade de Artes e parabenizar todos os recém-formados por essa importante conquista.

Oportunidades pela frente

O orador da turma, Horebe Carvalho Cardoso, agradeceu aos colegas a honra de representá-los e fez uma série de agradecimentos a todos os amigos e familiares que apoiaram a jornada acadêmica da turma recém-formada. “Como detalhar as lutas, as dificuldades e as alegrias dos formandos nesse dia especial? Entramos nessa universidade como pedras preciosas brutas, cheias de pó, mas fomos lapidados em um processo que levou quatro anos. Hoje estamos brilhantes e até esse dia chegar, contamos com a ajuda de excelentes profissionais, nossos professores. Nossos agradecimentos vão a todos os docentes da Ufam, verdadeiros heróis do saber. Também desejamos agradecer nossas mães, pais, irmãos, esposas, esposos e amigos, pois vocês estavam ao nosso lado nos momentos mais difíceis. Ainda me lembro da primeira vez que acessei o Portal da Ufam e a formatura parecia um dia tão distante. E hoje estamos no dia da formatura. Agora é aproveitar as oportunidades que surgirem pela frente”, discursou Horebe, em nome da turma.

Confira a lista dos recém-licenciados:

1. ADINAMAR BARBOSA DA SILVA
2. ALCILENE JACINTO ALMEIDA
3. AMARILDO GOMES BARBOSA
4. ANDRÉIA CATARINE VENÂNCIO
5. ANTONIA LOPES DA SILVA
6. AYUBI SHIMIZU FONTES
7. CARLOS ALBERTO TEIXEIRA NERI
8. CATARINA MASSA LEMOS
9. CLAUDOMIRO ALCÂNTARA DE OLIVEIRA
10. CLEOCIMARA TAVARES GUILHERME
11. EDENILSON CATARINE VENANCIO
12. ELAIDE DE OLIVEIRA DENO
13. EURIDES BRUNO BATISTA
14. FRANCIJANE CATARINE VENÂNCIO
15. GETULIO BATISTA FILHO
16. GRACIVANE CATARINI AGUIAR
17. HOREBE CARVALHO FRAGOSO
18. LAIANA SANTOS CRUZ
19. MARGARETTE MONTEIRO AVELINO
20. MARIA DOS ANJOS PIMENTA SANCHES
21. MARIA LICIANE DE LIMA PAIVA
22. MARILDA DA SILVA MAXIMIANO
23. NILZANIRA TOMAS DA SILVA
24. ZENAIDE NERY LEMOS

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página