Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Administração Superior comemora com a comunidade do Icsez os 15 anos de existência do Instituto, em Parintins
Início do conteúdo da página

Administração Superior comemora com a comunidade do Icsez os 15 anos de existência do Instituto, em Parintins

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h06 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 14h15 | Acessos: 626

 

Como encerramento às comemorações pelos 15 anos do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), campus da Ufam em Parintins, a unidade promoveu uma cerimônia de encerramento alusiva à data, reunindo a comunidade, ex-alunos e autoridades locais. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia, quando abriu ao público as exposições artísticas em memória dos professores Iury Bueno e Iva Tai, participou da inauguração do painel bi institucional 'Entre Ilhas' (Ufam e UFSC) e concedeu, junto com a diretoria da unidade acadêmica, placas a homenageados.

Também à mesa do evento, os diretores do Icsez, a diretora, professora Sandra Helena da Silva, o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Mateus Assayag, os representantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professores Mizael Seixas e Georgina Vasconcelos, de oficiais da Marinha do Brasil e da Polícia Militar, ex-alunos, servidores, equipe de prestadores de serviços terceirizados e a comunidade em geral.

Na programação do evento, ex-gestores, ex-alunos e servidores aposentados do Icsez, representantes docente, discente, técnico e da direção falaram sobre a criação do Instituto, em 24 de setembro de 2007 e sobre as conquistas e constantes desafios, sobre a importância da universidade pública gratuita e de qualidade e do impacto. A do ICSEZ no desenvolvimento social e econômico de Parintins e do Baixo Amazonas.

Durante o evento, os primeiros servidores que estão no Instituto desde 2007 foram homenageados e receberam uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade.

O evento foi finalizado com o corte do bolo de 15 anos do Instituto e com os agradecimentos da equipe de gestão do Instituto, professores Sandra Helena da Silva e Carlos Barros Monteiro e da servidora Daniele Canto Hagra, diretora, coordenador acadêmico e coordenadora administrativa, respectivamente. A comissão de organização dos eventos 15 anos ICSEZ foi presidida pela professora Silvane Mascarenhas. Ainda na quinta-feira, o reitor visitou o campus da ‘Ufamzinha’,  e teve reuniões com a gestão do ICSEZ, com professores do curso de Artes Visuais.

Memórias

Os pronunciamentos durante a cerimônia pelos festejos dos 15 anos do Icsez foram momentos de compartilhamento de relatos pessoais sobre os primeiros anos de vivência no Instituto. O primeiro a se pronunciar foi o representante discente, Rainner dos Santos Silva. “Aqui se constroem muitas histórias e a minha é uma delas. Sou grato por poder viver esse momento e ver que a unidade se fortalece com o passar dos anos. Parabéns, Icsez, parabéns, Ufam!”, festejou.

A ordem de falas  seguiu com a do representante dos técnico-administrativos, Valcemir da Rocha Costa. “Antes de 2007 nós fazíamos parte do curso de Administração e passados todos esses anos, eu faço uma avaliação da nossa trajetória e me sinto muito honrado porque acompanhei todo processo de instalação da unidade. Inclusive, integrei o movimento que se mobilizou e recolheu assinaturas dos moradores do município para que pudéssemos contar com esta unidade”, relembrou.

A representante docente, professora Sandra Damasceno Rocha, mencionou nomes e recordou acontecimentos que já entraram para os anos do Icsez. “O professor Antônio Eriberto Catalão Junior, entusiasta da unidade, foi o primeiro diretor eleito da nossa unidade, inspirou e nos unificou. Eu me recordo que os técnicos também tiveram grande participação. Houve um momento em que por falta de internet e equipamentos suficientes, há cerca de 15 anos, um grupo de TAEs pegou cada qual o seu notebook e se dirigiu para a Concha da Praça Digital para efetivar a primeira compra destinada ao funcionamento da nossa Instituição”, discorreu.

O primeiro coordenador administrativo do Icsez, Felicíssimo Barbosa, fez um resgate histórico pelo qual contou a primeira iniciativa para formação de professores locais. Ele lembrou que em 1991, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) levou o ensino superior e formou os primeiros 131 docentes. “De lá para cá, o que vemos é um Icsez que arregimenta os locais e também une professores e TAEs de todos os estados brasileiros”, analisou.  

O ex-diretor do Icsez, professor José Luiz Fonseca, nominou as autoridades e gestores institucionais, em agradecimento, por suas contribuições e comprometimento junto à Instituição. “Enalteço as contribuições do atual reitor, professor Sylvio Puga, com o qual, na minha gestão, pude contar, aos ex-reitores Hidembergue Frota (2001 a 2009), Márcia Perales (2009 a 2017) e ao prefeito municipal Frank Bi Garcia. Com o apoio e compromisso de todos, hoje, a Ufam, em Parintins, pode comemorar a formação de qualidade de mais de 1500 alunos, que contribuem com a sociedade e com o desenvolvimento da nossa região”, considerou.

O prefeito Frank Bi Garcia corroborou com a fala do ex-diretor e exaltou a relevância da formação dos egressos, dos quais parte deles ocupam cargos na administração pública e em segmentos específicos da economia local. “Ouso dizer que foi a partir do ano de 1991 que a história da fundamentação da cultura de Parintins começou a ser construída e a nós a conhecermos tal qual a vemos. Se na cultura foi assim, na economia também evoluímos significativamente, porque a profissionalização também alcançou outros setores. Posso falar pela nossa arrecadação, setor que é gerido por um ex-aluno da casa e que passamos a ter maior retorno. No setor primário, a assistência técnica tem sido fundamental porque são egressos que atuam nessa assistência com maestria”, listou.

 A participação do Icsez em termos sociais, econômicos e culturais foi pontuada mais uma vez na fala da diretora do Instituto. “A minha fala é no sentido de mostrar a importância de como nossas ações têm impactos sobre o campo social, humano, econômico, político, ambiental e cultural. Em números podemos exemplificar a partir dos mais de 460 projetos de extensão, que são os que fazemos junto à comunidade parintinense, 65 eventos regionais, 609 projetos de pesquisa e iniciativas de pós, lato e stricto sensu, sendo três especializações, na Educação, na Zootecnia, Educação do Campo e Serviço social, além de duas APCNs em tramitação, um da Comunicação e outro em Zootecnia. Formamos mais de 1.500 alunos, como mencionado anteriormente. A Ufam em Parintins é uma força, é uma potência e nós estamos aqui por ela e para ela”, finalizou a diretora, professora Sandra Helena da Silva.

Para encerrar os pronunciamentos, o reitor professor Sylvio Puga agradeceu aos homenageados, os quais na ativa ou não (alguns são aposentados), contribuíram com afinco para o surgimento da Instituição, bem como as autoridades locais, como o prefeito Frank Bi Garcia e os demais gestores.

Na oportunidade, ele discorreu sobre o compromisso da Administração Superior em fomentar e fortalecer a unidade. “Temos trabalhado em muitas frentes visando pensar o Icsez em termos de pessoal e estrutura, viabilizar a colaboração de novos docentes e entregar o bloco 4 a vocês, hoje, com obra 60% concluída. Diante do cenário atual, meu compromisso com Icsez está mantido porque sei o quanto esse espaço é necessário. Reuni com os professores das Artes Visuais, que irão ocupar o novo prédio. Compreendi e enalteço a vontade de todos de trabalhar pelo Instituto mesmo diante de desafios. Falo isso porque como vimos hoje, quando todos contaram um pouco de sua história, percebemos que a Universidade conta conosco e todos nós estamos fazendo uma parte. No futuro, nos próximos 15 anos, tenham certeza, nós nos veremos ainda mais fortes”, finalizou o reitor, que prosseguiu a cerimônia entregando com a diretora e o vice-diretor da unidade, professor Carlos Monteiro, placas de reconhecimento pela dedicação ao Instituto, a TAEs e professores.

Confira imagens da comemoração de 15 anos do Icsez:

registrado em:
Fim do conteúdo da página