Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe visita da vice-coordenadora geral do Educanorte, o maior programa de doutorado da Região Norte

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 11h01 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 10h03 | Acessos: 989

“Formar pesquisadores para intervir com qualidade nas ações e políticas educacionais na nossa região foi a missão definida e que se reafirmou nesse encontro”, declarou a vice-coordenadora geral do Educanorte, professora Ney Cristina Monteiro de Oliveira

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na última terça-feira, 20, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal, da diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), professora Adriana Malheiros e do coordenador acadêmico da Faculdade de Educação (Faced), professor Evandro Ghedin, receberam a vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Educanorte, professora Ney Cristina, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas, professor Roberto Sanches Mubarac Sobrinho.

Educanorte

O Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA é realizado através de uma associação plena em rede, que reúne a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade do Estado do Amazonas(UEA), a Universidade Federal do Tocantins (UFT),  a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Visita administrativa

Durante o encontro realizado na Ufam, voltado a fortalecer as relações interinstitucionais, foram discutidas questões relativas à avaliação quadrienal do programa Educanorte junto à Capes e ao planejamento para o próximo quadriênio. “O Educanorte é o maior programa de doutorado da Região Norte e essa visita foi importante  porque tivemos a oportunidade de conversar sobre a preparação das atividades do programa daqui pra frente, após a avaliação quadrienal da Capes, na qual o Educanorte obteve a nota 4”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal.

Cultura acadêmica para pesquisa em educação

A vice-coordenadora geral do Educanorte, professora Ney Cristina Monteiro de Oliveira, afirmou que a reunião foi muito importante na reafirmação dos compromissos institucionais para a consolidação do programa de pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede Educanorte. “O apoio da Ufam e da UEA para o fortalecimento do doutorado em Educação traduz-se em infraestrutura de espaço físico, profissionais para as atividades administrativas e apoio acadêmico aos professores e grupos de pesquisa, de modo que se institucionalize uma cultura acadêmica para a pesquisa em educação na região amazônica”, ressaltou a gestora.

Melhoria da qualidade da educação

Ela destacou ainda a importância do encontro para a reafirmação do compromisso da Ufam e da UEA com a formação de doutores em Educação na Amazônia. “A formação de doutores em Educação na Amazônia é da mais absoluta importância para a melhoria da qualidade da educação em todos seus níveis, etapas e modalidades em nossa região. Formar pesquisadores para intervir com qualidade nas ações e políticas educacionais na nossa região foi a missão definida e que se reafirmou nesse encontro”, declarou.

Novo polo Educanorte

O pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, destacou que, em breve, a UEA pretende se tornar um polo do Educanorte. “Hoje somos uma instituição associada ao Programa, mas temos a intenção de, em breve, sermos um polo também. Para tanto, precisamos credenciar apenas mais um docente para atender aos requisitos de se tornar um polo do Programa”, declarou o gestor.

Educanorte - Inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia está com inscrições abertas até o dia 14 de outubro de 2022. O processo seletivo oferece 56 vagas, das quais 13 são para o polo Manaus, para o ingresso na turma de 2023 do curso de Doutorado em Educação na Amazônia.Acesse o Edital Completo.