Página inicial > Notícias Destaque > Cerimônia de abertura realizada na Universidade Federal do Amazonas, oficializa o ‘I Congresso Amazonense de Meliponicultura – Profissionalização com Sustentabilidade’

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 20h53 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 08h11 | Acessos: 410

Por Heloysa S. Bastos
Equipe Ascom

Na tarde desta quarta-feira, 21 de setembro, no auditório Eulálio Chaves, a equipe multiinstitucional da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Ocidental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Zona Leste e Associação de Criadores de Abelhas do Amazonas (Acam), realizou a cerimônia de abertura do ‘I Congresso Amazonense de Meliponicutura – Profissionalização com Sustentabilidade'.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação das autoridades que compuseram a mesa de abertura: Gislene Almeida Carvalho-Zilse (coordenadora geral do congresso e pesquisadora), Petrúcio Pereira de Magalhães Júnior (SEPROR), Luiz Carlos do Herval (Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Everton Rabelo Cordeiro (chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental), professor Rinaldo Fernandes (representante do diretor geral do Ifam), o Francisco Itamar Gomes de Souza (presidente da Acam), Luiza Francisca Gomes de Moura (Superintendente da Conab) e a professora Cláudia Guerra Monteiro (Diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-reitoria de Extensão, como representante do reitor Sylvio Puga).

Congresso

Com o objetivo de reunir e divulgar informações científicas e técnicas para estimular a produção sustentável e economicamente viável de produtos oriundos da criação de abelhas sem ferrão, estiveram presentes no evento, meliponicultores, estudantes, empresários, gestores do Estado do Amazonas e do Brasil.

Segundo Gislene Almeida Carvalho-Zilse, coordenadora do grupo de pesquisas em abelha do Inpa, que completa 20 anos de projeto, “o objetivo tem sido congregar vocês, pessoas do Amazonas e de vários estados brasileiros, a fim de trocarem informações científicas e técnicas com o propósito de desenvolver essa cadeia produtiva da meliponicultura.”

Foram recebidas 510 incrições, sendo 414 participantes do Amazonas, representando 35 municípios do estado. Além destes, 92 participantes de 10 estados, dentre eles, Pará, Roraima, Paraíba, Maranhão, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e 01 participante da Suíça.

O evento abriga a I Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura, o II Simpósio sobre Meliponicultura na Amazônia e o IV Encontro de Criadores de Abelhas do Amazonas.

Em nome do reitor Sylvio Puga, a professora Claudia Guerra Monteiro, agradeceu a participação de todos os presentes, dentre alunos, instituições parceiras, funcionários e gestores. “Todos que demonstraram união e compromisso, faz desta instituição uma universidade genuinamente comunitária a serviço da sociedade”, declarou a docente.

Homenagens

Após a cerimônia de abertura, uma homenagem com direito a entrega de placas comemorativas e muitos aplausos, foi realizada em agradecimento e apreciação de personalidades que marcaram a história da meliponicultura no estado do Amazonas, por suas respectivas histórias de vida, empenhos particulares, dedicação, acolhimento e ensino, que estimularam o conhecimento, a divulgação, o uso e a conservação das abelhas nativas sem ferrão, em prol do desenvolvimento econômico do estado e viabilizou a realização deste primeiro congresso.

Os homenageados foram:

- Egydio Schwade;
- Fernando Duarte Guimarães (representado por Marcelo Mota);
- Maria do Socorro Batista;
- Mozart Paulo Larai (in memorian, representado pela família);
- Raimundo V. do Nascimento;
- Warwick Estev Am Kerr.

As atividades do I Congresso Amazonense de Meliponicutura – Profissionalização com Sustentabilidade ocorrerão até o dia 23 de setembro, confira a programação aqui.