Página inicial > Notícias Destaque > Meliponicultura é tema de Congresso com programação científica, feira e encontro de criadores de abelhas em Manaus

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 16h42 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 16h44 | Acessos: 388

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, às 15h30, no Auditório Eulálio Chaves, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorre a abertura da primeira edição do Congresso Amazonense de Meliponicultura. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, tem como tema “Profissionalização com Sustentabilidade” e é organizado por uma equipe multi-institucional da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Ocidental,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Zona Leste e Associação de Criadores de Abelhas do Amazonas (Acam).

O Congresso reúne cientistas, professores, estudantes, meliponicultores, empresários, gestores públicos e a sociedade em geral, do Amazonas e de outros estados brasileiros. Foram disponibilizadas  500 vagas para participação do congresso e as atividades serão distribuídas no espaço do campus da Ufam, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

Mais mel

Além do I Congresso Amazonense de Meliponicultura (I CAM), simultaneamente, haverá a I Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura, o II Simpósio sobre Meliponicultura na Amazônia (II SimMel) e o IV Encontro de Criadores de Abelhas do Amazonas.

O objetivo é reunir, produzir e divulgar informações científicas e técnicas para o desenvolvimento da produção sustentável e economicamente viável de produtos oriundos da criação de abelhas-sem-ferrão, como mel, pólen e própolis.

Programação

Durante os três dias serão apresentadas a meliponicultura no Amazonas e no Brasil, por meio de oito painéis temáticos  onze oficinas, cinco palestras masters que abordarão os principais temas da cadeia produtiva da meliponicultura com exposição de trabalhos científicos e técnico-práticos. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

O evento tem uma área para exposição e comercialização de insumos na I Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura e com o “espaço gourmet” onde acontece dois momentos gastronômicos para demonstrar a versatilidade do uso dos produtos das abelhas-sem-ferrão na cozinha amazonense. Ainda, para estimular a produção com qualidade, serão promovidos Concursos de Mel, Fotografia e Invento, além de orientações técnicas na forma de balcões orientativos de órgãos públicos e da associação de criadores. A programação conta com 53 palestrantes, dos quais 18 pesquisadores, oito técnicos, um empresário, dois chefs e 24 meliponicultores.

O que é Meliponicultura?

Meliponicultura é o nome que se dá à atividade de criação de abelhas sem ferrão. Essas abelhas vivem em colônias sociais e pertencem à tribo Meliponini, sendo também conhecidas como abelhas nativas ou abelhas indígenas. Esta atividade, além de gerar renda para os meliponicultores por meio da comercialização dos diversos produtos das abelhas, também contribui para a conservação ambiental e incremento da produtividade agrícola através da otimização da polinização, conforme destaca a coordenadora científica do I CAM, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Cristiane Krug.

O Congresso conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas (Adaf), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Meliponário ZD, Ferragens Itamar e RedeMel.