Página inicial > Notícias Destaque > Ufam comemora jubileu de prata da Escola de Enfermagem de Manaus como unidade acadêmica

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 07h31 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 08h49 | Acessos: 718

Autor da proposta de incorporação da Escola de Enfermagem à Ufam, o professor aposentado da Faculdade de Medicina Cláudio Chaves, que atuou como deputado federal entre 1995 a 1998, relembra o processo de incorporação da unidade acadêmica que, até 1996, pertencia ao Ministério da Saúde

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) comemorou, no último dia 27 de agosto, 25 anos de incorporação à Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A unidade  de ensino, criada durante a II Guerra Mundial, era vinculada ao Ministério da Saúde, mas por orientação do Tribunal de Contas da União, tais entidades de ensino, como a Escola de Enfermagem de Manaus, não poderiam mais ser mantidas pelo Ministério da Saúde.

Processo de incorporação da EEM

Autor da proposta de incorporação da Escola de Enfermagem à Ufam, o professor Cláudio Chaves que, na época, atuava como deputado federal (1995 - 1998), relembra o processo de incorporação da unidade acadêmica à Ufam. “O TCU havia recomendado que, em tempo célere, tais unidades fossem transferidas do Ministério da Saúde para o Ministério da Educação, sob pena de as contas não serem mais aprovadas. Isso aconteceu enquanto eu atuava como deputado federal pelo Amazonas. Então, imediatamente,  fui à tribuna e, em seguida, apresentei o projeto de lei de incorporação da unidade à Ufam, já que havia outros interessados na incorporação da unidade, como a Fiocruz. Minha proposta de incorporação resultou na lei 9.484, de 27 de agosto de 1997. Tive o prazer de receber essa lei em primeira mão. Que bom que conseguimos efetivar a incorporação, adquirindo esse importante patrimônio, que é a Escola de Enfermagem de Manaus, para a Ufam”, declarou o professor aposentado da Faculdade de Medicina.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, comenta sobre essa importante conquista universitária. “Ressalte-se que o então deputado federal e professor da Faculdade de Medicina da Ufam, Claudio Chaves, não mediu esforços para a incorporação da EEM a nossa Universidade, trazendo muitos ganhos para a área de saúde da Instituição”, declarou.

Conquistas

Recém-chegado do Congresso Brasileiro dos Conselheiros de Enfermagem, realizado em Fortaleza, Ceará, o diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Soares, ressalta as conquistas da EEM ao longo desses 25 anos. “No próximo dia 2 de dezembro, a Escola de Enfermagem de Manaus completa 73 anos, dos quais 25 como unidade acadêmica da Ufam. Ao longo desses 25 anos, tivemos muitas conquistas. A Escola de Enfermagem inicia como uma das primeiras formadoras de recursos humanos na área de saúde no Estado do Amazonas e ao longo de sua existência, tem se ajustado às demandas sociais. Já atuou bastante e continua atuando na graduação, na especialização lato sensu (residência ),agora investe bastante na pós-graduação stricto sensu. Possui o corpo docente com 26 doutores, 05 doutorandos, 03 em pós-doutorado, 5 mestres e 7 Técnicos administrativos, contamos também com 7 grupos de pesquisa. Atualmente, temos dois programas de mestrado: o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Acadêmico realizado em parceria com a UEPA e que, atualmente, é nota 4 junto à Capes, já tendo formado 132 mestres, sendo 64 pela Ufam e o Programa de Pós-Graduação Enfermagem no Contexto Amazônico – Mestrado Profissional (PPGENF-MP), com apenas três anos de existência mas que já formou 10 mestres. Contamos ainda com a Residência em enfermagem obstétrica, com todos os formandos inseridos no mercado de trabalho, tanto que os centros formadores de recursos humanos sempre têm nossos egressos e quando visitamos ou realizamos aulas práticas e estágios nos hospitais, maternidades, ambulatórios, Unidades de Atenção Primária à Saúde na capital e no interior do Estado, sempre há nossos egressos por lá. No quesito extensão universitária, temos mais de 20 projetos extensionistas em diversas modalidades e, na pesquisa, temos 45 projetos de iniciação científica, além dos projetos dos professores financiados. Temos três projetos financiados por meio da parceria Capes e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Além disso, temos parcerias com universidades nacionais, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, declarou o diretor da EEM e Diretor de Estudos e Pesquisa da Associação Brasileira de Enfermagem.

Doutorado e internacionalização

Ele também anunciou que o desafio atual da equipe da EEM é montar uma proposta de doutorado e investir ainda mais na internacionalização. “Estamos engajados em montar a proposta do nosso doutorado em Enfermagem e consolidar nossos projetos voltados à internacionalização da formação de enfermeiros. Atualmente, temos um convênio com a Universidade de Coimbra, através do qual temos seis alunos fazendo intercâmbio na graduação e três professores fazendo o pós-doutorado na mencionada universidade portuguesa”, destacou o gestor da EEM.

Confira a história completa da Escola de Enfermagem de Manaus no site da EEM.