Página inicial > Notícias Destaque > Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e Comitê Paralímpico Brasileiro promovem o ‘Festival Paralímpico’

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 13h38 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 13h59 | Acessos: 518

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/Ufam) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizam no dia 24 de setembro (sábado), às 9h, no ginásio da FEFF, no setor Sul do Campus Universitário, o ‘Festival Paralímpico’.

O objetivo é proporcionar aos participantes a inclusão, a vivência e a experiência nos esportes paralímpicos e aproximar a criança e adolescente com deficiência do esporte paralímpico. Na oportunidade os estudantes das Escolas especializadas poderão participar de sessões de aulas de Educação Física com tema voltado aos Esportes Paralímpicos em convivência com estudantes que não possuem deficiência.

No mês de setembro é comemorado o ‘Dia da Luta das Pessoas com Deficiências’ (21 de setembro) a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e o ‘Dia do Atleta Paralímpico’ (22 de setembro), quando a data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014, e ainda o Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

O Festival Paralímpico é uma ação do Comitê Paralímpico Brasileiro, o maior evento paradesportivo de inclusão da América Latina, nosso público-alvo são crianças deficientes e não deficientes (até 20%), com idade entre 8 a 18 anos, praticantes ou não de esportes paralímpico, vinculadas ou não a escolas, clubes, associações, institutos e centros de reabilitação.

“Agora que somos centro de referência no Amazonas é uma satisfação receber o ‘Festival Paralímpico’ na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas que é realizado em todo Brasil. É um momento simbólico que precisa ser estimulado para incentivar a participação de pessoas com deficiência em um evento importante da área”, destacou o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor João Libardoni.

8h30 – Concentração;

9h – Início da primeira sessão;

9h30 – Término da primeira sessão;

9h45 – Início da segunda sessão;

10h15 – Término da segunda sessão;

10h30 – Início da terceira sessão;

11h – Término da terceira sessão;

11h05 – Vídeo paralímpico;

11h05 – Distribuição de lanches.