Página inicial > Notícias Destaque > Vice-reitora confere outorga de grau a estudantes de Ciências Biológicas EaD do município de São Luiz do Anauá

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 15h31 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h23 | Acessos: 451

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Foto: Juscelino Simões

A vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, conferiu na manhã desta quinta-feira, dia 15, às 9h, a outorga de grau a distância aos formandos do curso de Ciências Biológicas na modalidade de Ensino a Distância – polo São Luiz do Anauá  no estado de Roraima do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com o Centro de Educação a Distância (CED) do primeiro  semestre do ano de 2022.

A sessão solene a distância foi presidida pela vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, acompanhada do vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professor José Fernando Marques Barcellos e o diretor do Centro de Educação a Distância, professor João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, e a composição da mesa de honra virtual contou com a participação da paraninfa da turma do curso de Ciências Biológicas – EAD, professora Lúcia Tereza Tapajós Makarem, a homenageada com o nome da turma e coordenadora do curso, professora, Yeda Maria Boaventura Correa Arruda; a ex-coordenadora do curso, professora Maria Linda Flora de Novaes Benetton; o coordenador do polo da Univir em São Luiz do Anauá (RR), senhor Igor Fabian Lima Silva; e a patronesse da turma, professora Marilene dos Santos Cantão.

A vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe, destacou os aspectos tecnológicos inseridos no Ensino Superior que atende a uma demanda que não tem acesso ao ensino presencial. “O Ensino a Distância deu oportunidade a comunidades que são negligenciadas pela logística, principalmente na Amazônia, ao ensino presencial. Desejo a vocês e suas famílias muitíssimas felicidades pela conquista. Não é fácil concluir um curso de graduação na universidade em razão de muitos fatores que envolvem todo um contexto socioeconômico. A Educação a Distância cada vez mais se consolida no atendimento de comunidades localizadas em locais que o ensino convencional (presencial) não chega, mas também atende os centros urbanos. Essa modalidade amplia a formação e coloca no mercado de trabalho mais profissionais qualificados. Os novos biólogos ligam São Luiz do Anauá ao mundo. Vocês representam o link entre o conhecimento científico e os cidadãos do município”, afirmou.

“Hoje é um dia muito especial que vai ficar gravado na memória de vocês. Estamos muito felizes com essa solenidade de hoje por poder presenciar essa conquista de mais uma etapa da vida de vocês. Quantas oportunidades irão surgir daqui pra frente? Quantas portas estão se abrindo? Quanta transformação social no município de São Luiz do Anauá vocês irão promover? Isso sem dúvida é a maior entrega, é o maior orgulho que a Universidade Federal do Amazonas tem de poder entregar tantos professores, e sabendo do papel tão importante que o professor tem para a sociedade. Esse momento só é possível porque, além do Centro de Educação a Distância, nós temos também uma gestão comprometida com a Educação a Distância na Ufam. A gestão tem dado todo o apoio necessário para que a EaD na Ufam possa ser tratada como um programa fundamental para a ampliação das vagas e o acesso da universidade pública e gratuita aos locais mais distantes”, ressaltou o diretor do Centro de Educação a Distância, professor João Victor Rodrigues.

FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1. EDNILSON DA SILVA SOUZA