Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau de 24 licenciados em Biologia-EAD-Polo Caracaraí/RR  
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau de 24 licenciados em Biologia-EAD-Polo Caracaraí/RR  

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 15h56 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 15h18 | Acessos: 548

 Por Sebastião de Oliveira e Carla Santos 

Equipe Ascom  

A cerimônia de outorga de grau a distância dos formandos do curso de Ciências Biológicas na modalidade de Ensino a Distância-Polo de Caracaraí/RR, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), em parceria com o Centro de Educação a Distância (Ced) do primeiro  semestre do ano de 2022, aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, na Sala de Reunião da Reitoria, Setor Norte do Campus Universitário.  

A videoconferência foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, acompanhada do vice-diretor do ICB, professor José Fernando Marques Barcellos. O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Davi Lopes Neto; o diretor do Centro de Educação a Distância (Ced), professor João Vitor Figueredo Cardoso Rodrigues; o paraninfo da turma, professor João Paulo Catunda; o homenageado com o nome da turma,  professor Francisco Bentes Cunha; a patronesse da turma, professora Juliane Sarmento Barros e a coordenadora do curso, professora  Yeda Maria Boaventura Correa Arruda estiveram participando da cerimônia.   

Em pronunciamento, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, disse que a distância não é mais empecilho em nossa contemporaneidade, em razão dos avanços tecnológicos que integram as pessoas, a partir da comunicação de massa. Nesse sentido, Fraxe identifica os fatos (colação de grau) como elementos que fazem parte desse novo cenário do imediatismo comunicacional, ou seja, as pessoas podem se encontrar em um só lugar (Ufam). “Eu sou uma entusiasta da EaD nesse continente chamado Amazônia”, comentou a vice-reitora que acrescentou que a “dimensão territorial do estado do Amazonas é superior a muitos países”, e questiona:  “imagina a Amazônia?”.

Ela desmistifica o discurso que a Educação a Distância é pior do que a presencial. “Toda educação somente chega ao ápice quando o aluno estuda”, completou Fraxe que acredita que a turma em questão estudou e lutou para a colação de grau, e destacou quanto à necessidade do profissional de Biologia estudar com mais profundidade a flora e fauna de todo o platô roraimense. Com isso, a professora Therezinha Fraxe anunciou a oferta do curso de mestrado na área Biológica em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), objetivando elevar a escolaridade e a compreensão ambiental.  

O titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes, em pronunciamento, disse estar grato pelo trabalho desenvolvido pelo diretor do ICB, professor José Fernando e toda equipe que demonstrou todo o poder que o ICB apresenta, assim como a qualidade de ensino tanto no ensino presencial quanto na EaD. David Lopes disse no final de seu discurso, mensagem à turma: “Não há distância, não há obstáculos, não há barreiras para quem almeja vencer. Vocês são mais que vencedores, são profissionais felizes”.      

Em seu discurso, o vice-diretor do ICB, professor José Fernando Marques Barcellos, disse que, apesar da EaD ser uma ferramenta difícil, no entanto, ele acredita que é prazeroso trabalhar a prática, pois, isso dá oportunidade a novos profissionais a partir de seu desenvolvimento. “Levem o nome da Universidade e lembrem-se que são egressos. Voltem para fazer especialização, mestrado e doutorado. Venham para conhecer-nos e vivenciar a Universidade”, expôs.

O diretor do Ced, professor João Vitor Rodrigues, disse que a colação de grau é sempre um momento de felicidade, porque a turma conquistou um sonho de vida, resultado de um trabalho árduo da Ufam, da equipe do CED e da Unidade Acadêmica. Ele conta também que com o apoio da Administração Superior é fundamental para o avanço da EaD na Ufam, considerando aumentar a oferta de vagas nessa modalidade para que a instituição tenha acesso a locais mais distintos, oferecendo ensino público de qualidade.

 

     

registrado em:
Fim do conteúdo da página