Página inicial > Notícias Destaque > Docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas publica dois capítulos em livro da área de Química Farmacêutica e Medicinal

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 15h30 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h40 | Acessos: 1707

A professora Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos, ligada à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (FCF/Ufam), publicou dois capítulos no livro "Fundamentos de Química Farmacêutica e Medicinal”, editado pelos autores Elizabeth Igne Ferreira, Jeanine Giarolla, Roberto Parise Filho e Eliezer J. Barreiro. A obra foi lançada em agosto pela Editora Manole e conta com pesquisadores de destaque no ensino da área e atuantes nas principais universidades do país.

“O ensino de Química Farmacêutica no país carecia de uma obra escrita em língua portuguesa. Nós tivemos uma obra nacional no tema, que foi publicada em 1988 por Andrejus Korolkovas (Editora Guanabara), mas, com a morte do autor, a obra nunca foi reeditada. Desde então, os livros mais proeminentes na área estão publicados na língua inglesa, sem versões traduzidas em português, o que dificulta o acesso dos alunos à literatura especializada para os estudos. Os editores encabeçaram esse desafio e eu tive a honra de ser convidada para participar da obra, que terá forte impacto nacional no ensino de Farmácia de todo o país, não somente pela carência de literatura, mas pela qualidade do material que foi produzido no trabalho conjunto de todos os autores envolvidos”, explicou a professora Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos.

Ao todo, a publicação tem 39 capítulos com textos de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP - campus capital e também de Ribeirão Preto), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e também de outros centros de excelência no ensino de Farmácia, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O livro e a versão online estão disponíveis para venda no site da Editora Manole, na Amazon, Estante Virtual e outras livrarias do país.

“Fase Farmacêutica” e “Tuberculostáticos e Tuberculicidas”

Os dois capítulos de autoria da professora Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos são intitulados “Fase Farmacêutica” e “Tuberculostáticos e Tuberculicidas”. O primeiro deles, que corresponde ao terceiro capítulo da publicação, apresenta as principais vias de administração de fármacos (tópicas e sistêmicas), correlaciona o impacto dos fatores fisiológicos do local de aplicação e das características fisico-químicas das moléculas dos fármacos sobre a absorção dos medicamentos, assim como a adequabilidade das formas farmacêuticas mais utilizadas para cada via de administração.

O outro capítulo, de número 29 e intitulado “Tuberculostáticos e Tuberculicidas”, detalha as informações mais recentes sobre a organização celular do agente etiológico da tuberculose, Mycobacterium tuberculosis, e as rotas biossintéticas que têm se mostrado atrativas como novos alvos farmacológicos para o desenvolvimento de fármacos inovadores para o tratamento da doença. Além disso, explica as principais classes de fármacos, sob o ponto de vista da relação estrutura-atividade e do mecanismo de ação ao nível molecular. O capítulo é encerrado com a apresentação das moléculas com atividade contra a micobactéria que ainda não se encontram na terapêutica, mas que estão sob investigação em ensaios clínicos e pré-clínicos.