Página inicial > Notícias Destaque > Inscrições podem ser feitas até 12 de setembro

Inscrições podem ser feitas até 12 de setembro

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 11h22 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h47 | Acessos: 1677

PSC detém 50% das vagas dos cursos de graduação oferecidos pela Ufam

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Comissão Permanente de Concursos (Compec) prorrogou o prazo para a realização de inscrições no Processo Seletivo Contínuo (PSC) Editais Nº 29 e Nº 30/2022 – 1ª e 2ª Etapas. O novo prazo vai até a segunda-feira, 12 de setembro. Somente estudantes que cursaram as 1ª e 2ª séries do ensino médio em 2021 podem participar do certame.
O PSC responde por metade das vagas dos cursos de graduação da Ufam, totalizando atualmente 2.369 novas entradas por ano, sendo 1.886 para os cursos ministrados em Manaus e 483, para aqueles realizados nos campi da Universidade nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins.
No PSC concorrem apenas os candidatos que estão cursando o ensino médio e anualmente fazem as provas do concurso. Na terceira e última etapa, ao fim do 3º ano, os estudantes decidem a que curso irão concorrer e em que modalidade, se reserva de vagas (cotas) ou ampla concorrência. Ficam com as vagas os candidatos melhores colocados, somadas as notas das três provas. Por ser seriado e por envolver somente quem está cursando o ensino médio, o PSC é considerado a melhor forma de ingresso ao ensino superior, se comparado ao Enem/Sisu, do qual participam candidatos de todo o país e de diversas idades.

Os cursos

A Ufam oferece 147 cursos na capital e mais 35 nos institutos no interior do Amazonas. Por ser uma instituição pública federal, os universitários da Ufam, além de não pagarem matrículas e nem mensalidades durante todo o curso, têm ao seu dispor toda a estrutura e experiência da Universidade mais antiga do país, com um renomado corpo docente formado por mestres e doutores em todos os cursos.

Confira as retificações com os novos cronogramas para as duas provas:

Retificação Edital Nº 29/2022

Retificação Edital Nº 30/2022

Para mais informações, confira a Matéria Relacionada:

Inscrições abertas de 15 de agosto a 8 de setembro