Página inicial > Notícias Destaque > Ufam conquista 552 bolsas na seleção do Pibid 2022

Ufam conquista 552 bolsas na seleção do Pibid 2022

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 11h06 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 11h51 | Acessos: 1311

A Ufam já tem tradição de participar do Pibid e essa aprovação demonstra não só a capacidade da equipe técnica, mas a força da universidade de ter um trabalho reconhecido e de toda a comunidade Ufam  oferecer alternativas de formação aos seus alunos”, afirmou o coordenador institucional do projeto e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Carlos Victor Lamarão

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) conquistou 552 bolsas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 2022 (Pibid). O resultado final da seleção Pibid 2022 foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 6 de setembro.

O projeto tem, entre suas metas, contribuir para a formação de, pelo menos, 1000 alunos do ensino básico por meio de intervenções e interações com o Pibid.

Aplicação dos conhecimentos teóricos

O coordenador institucional do Pibid e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Carlos Victor Lamarão, na imagem à esquerda, comenta a importância do programa para as universidades. “O Pibid é um programa extremamente importante para qualquer universidade, principalmente, para o contexto das licenciaturas, haja vista que, com o Pibid, o aluno tem a oportunidade de sair de sala de aula e aplicar o conhecimento teórico adquirido nas vivências do projeto, que dura cerca de 18 meses, nas escolas que foram escolhidas para que ele seja desenvolvido”, declarou o coordenador, que também ressaltou que o Pibid é voltado a alunos no início da licenciatura, diferente do Programa de Residência Pedagógica, voltado a alunos que estejam finalizando a licenciatura.

Ufam – trabalho reconhecido

O coordenador institucional atribui a aprovação de 100% das bolsas de Pibid à competência de toda a equipe envolvida no projeto. “A Ufam já tem tradição de participar do Pibid e essa aprovação mostra não só a capacidade da equipe técnica, mas a força da universidade de ter um trabalho reconhecido e de toda a comunidade Ufam de promover alternativas de formação aos seus alunos”, concluiu.

Equipe Pibid

A equipe do Pibid é formada pelo coordenador institucional, pelos coordenadores de área, pelos alunos e professores supervisores.

Sobre o Pibid

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.