Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe visita do cônsul-geral do Japão

Reitor recebe visita do cônsul-geral do Japão

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 08h29 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 09h46 | Acessos: 695

Durante o encontro,  o cônsul Masahiro Ogino elogiou as iniciativas da Ufam quanto ao oferecimento do curso de língua e literatura japonesa e quanto à efetiva aproximação da Universidade com os povos indígenas

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, acompanhado da professora Camila Pimentel, do curso de Língua e Literatura Japonesa da Faculdade de Letras da Ufam, recebeu, na manhã desta terça-feira, 30, na sala de reuniões da reitoria, o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino.
Durante o encontro, o cônsul elogiou o oferecimento do curso de Língua e Literatura japonesa pela Universidade e as iniciativas que demonstram efetiva aproximação da Ufam com os povos indígenas, como as outorgas de grau nas comunidades indígenas no município de São Gabriel da Cachoeira. “Agradeço a iniciativa da Ufam nesse campo de difusão da língua japonesa ao oferecer uma graduação em língua e literatura japonesa, iniciativa que queremos apoiar sempre. Também desejo reconhecer todas as iniciativas que demonstram que a Universidade está próxima dos povos indígenas, como as formaturas de várias turmas indígenas pelo interior do Amazonas. Desejo manter proximidade com a Ufam e, quem sabe, acompanhar tais visitas institucionais ao interior do Estado”, declarou o cônsul.

Investimento - novo prédio Flet

Ao receber a autoridade diplomática, o reitor da Ufam manifestou condolências pelo assassinato do primeiro ministro japonês ocorrido recentemente, comentou sobre a construção em andamento do novo prédio da Faculdade de Letras, voltado a atender a graduação em língua e literatura japonesa e a alegria pelo reconhecimento das iniciativas da Ufam em relação aos povos indígenas. “Quero, primeiramente, manifestar a minha dor pelo assassinato do ex-primeiro ministro japonês. Receba, em nome da nossa instituição, nossas condolências. Quanto ao nosso curso de língua e literatura japonesa, temos muito orgulho dele, pois ele dá a nossos egressos condições de atuação em qualquer parte do mundo, considerando as boas relações que o Japão estabelece países afora. Também quero compartilhar que, agora mesmo, a Ufam faz um alto investimento na construção de um novo prédio na Faculdade de Letras (Flet), o qual será destinada a abrigar a graduação em Língua e Literatura japonesa, atendendo melhor o curso. Quanto ao reconhecimento das iniciativas da Ufam em relação aos povos e comunidades indígenas, ressalto que decidi fazer as formaturas nas próprias comunidades do município de São Gabriel, onde os cursos foram realizados, misturando alegria com um imenso desafio, considerando a logística diferenciada na Amazônia profunda. Não é um deslocamento simples, mas contamos com diversas parcerias para a empreitada e sua menção a essas formaturas me deixa muito feliz, pois indica que o mundo está vendo as realizações da nossa Universidade”, afirmou o reitor, que concluiu prometendo retribuir a visita ao consulado do Japão em Manaus.

Realizações e expectativas

Presente no encontro, a professora do curso Língua e Literatura Japonesa da Ufam, Camila Pimentel, comentou a importância da relação interinstitucional  entre a Ufam e o consulado e destacou que, ao longo dos seus 11 anos de existência, o curso de Língua e Literatura Japonesa já formou 35 profissionais. “Esse encontro é importante para promover as boas relações entre a Universidade e o Japão, representado, nessa oportunidade, pelo consulado em Manaus. Nosso curso, criado em 2011, já formou 35 profissionais, os quais atuam em vários espaços, entre eles a Escola de Tempo Integral Professor Djalma da Cunha Batista, na Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (NIPPAKU), no Distrito Industrial, na Escola Japonesa de Manaus, no Consulado do Japão em Manaus ou no próprio Japão. Quanto ao novo prédio, temos altas expectativas, pois teremos salas de aulas próprias do curso de língua japonesa para atender os atuais 164 graduandos do curso. Será um espaço melhor em relação à sala de aula e para os próprios professores”, declarou a docente da Ufam.

Confira, a seguir, mais fotos do encontro.