Página inicial > Notícias Destaque > Diretor do Cdeam, órgão suplementar da Ufam, é eleito presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 13h42 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h54 | Acessos: 1567

O professor Rubem Cesar Rodrigues Souza, diretor do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento (SBPE) para o biênio 2022-2024. O fato ocorreu no XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE), organizado pela SBPE, no período de 24 a 26 de agosto.

A SBPE é uma entidade criada por pesquisadores no ano de 1989 com o objetivo de promover a cultura do planejamento energético em todo o território nacional. Esta é responsável pela realização do CBPE, publicação da Revista Brasileira de Energia e, mais recentemente, pela realização de webinars abordando temas relevantes para o setor energético nacional.

A nova diretoria contará com os seguintes membros além do Presidente: Juliana Klas (UFRG), vice-presidente; Arnaldo Walter (UNICAMP), diretor de publicações; Paula Meyer (UnB), diretora de publicações e Edson Bortoni (UNIFEI), diretor administrativo. A presidência da SBPE já foi ocupada por pessoas ilustres no setor energético brasileiro, sendo esta a primeira vez que um professor da região Norte ocupa essa função.

Na ocasião, o professor Rubem Cesar Rodrigues Souza disse: “É uma grande honra e um grande desafio ser presidente da SBPE. É uma grande honra pelo fato dessa cadeira ter sido ocupada por grandes personalidades com reconhecida competência e significativas contribuições para o setor energético nacional. É também um grande desafio na medida em que vivemos em um país com dimensões continentais e com abissais diferenças no contexto socioeconômico e energético.”

“Enquanto há aqueles que almejam seu carro elétrico, há outros que sequer possuem acesso ao serviço de energia elétrica. Além disso, deve ser ressaltada a necessidade de construção de arcabouço legal para que estados e municípios se tornem protagonistas da história do setor energético. Sou grato pela oportunidade e me empenharei para representar de maneira digna e exemplar o nome da UFAM e dos profissionais da região Norte”, completou o novo diretor da SBPE.