Página inicial > Notícias Destaque > Pós - Graduação - Ufam aprova 10 projetos, em diversas áreas, para receber pós - doutorandos em 2022 e 2023

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 16h36 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 17h27 | Acessos: 932

Dez Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (PPG/Ufam), na última quinta-feira, 25 de agosto, aprovaram projetos no Edital nº16/22 referente ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - Pós-doutorado Estratégico, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos, além de oportunizar o aperfeiçoamento de jovens doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, o Edital oferece para cada Programa aprovado duas bolsas, durante 24 meses, para alunos de pós-doutorado. “O Edital prevê a implementação de duas bolsas em cada PPG aprovado, uma bolsa em 2022 e outra em 2023. Ao todo, a Ufam aprovou 20 bolsas, de 24 meses cada. Os interessados em concorrer devem acompanhar os Editais que serão lançados no site da Propesp/Ufam. Todo o processo de ingresso é por seleção pública”, explicou a pró-reitora.

A professora falou ainda sobre o empenho e acompanhamento dos PPGs feito pelo Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-graduação (PAC-PG) na Ufam. “ O PAC - PG, desde 2017, vem fortalecendo a pós-graduação da nossa Universidade. O fato de todos os Programas que submeteram projetos à Capes terem sido aprovados se deve ao acompanhamento feito de forma regular aos PPGs. É muito importante para a Ufam receber alunos para estágio pós-doutoral porque esses profissionais, já doutores, devem contribuir nas atividades dentro de cada PPGs”, finalizou.