Página inicial > Notícias Destaque > Reitor Sylvio Puga participa de evento sobre governança da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 10h01 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 16h34 | Acessos: 621

Por Juscelino Simões

Foto: Juscelino Simões

Equipe Ascom

O “I Encontro de Compliance, Integridade e Governança” ocorreu nesta quinta-feira, 25, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, anexo ao Edifício Arnoldo Peres, sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (EASTJAM). O evento contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, da presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas, Graça Figueiredo, do desembargador e diretor da Escola do Servidor, Cezar Bandeira, do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, do secretário da Controladoria Geral da União (CGU), Roberto Viégas, do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), Érico Desterro e do jurista Rodrigo Pironti, que compuseram a mesa de abertura do evento, além da participação de juízes, procuradores, servidores da Ufam, estudantes, entre outros.

O ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, foi o primeiro palestrante do evento com o tema “Lei anticorrupção e o compliance das empresas contatadas”. Em seguida, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Érico Desterro, proferiu a palestra “Programa de Integridade e governança pública”. Fechando a programação da manhã, o professor e jurista, Rodrigo Pironti, falou sobre o tema “Compliance e combate à corrupção nas compras públicas”. Pela tarde a palestra “Controle interno e integridade”, foi proferida pelo secretário da CGU, Roberto Viégas.

O objetivo do evento foi trazer para a discussão todos os envolvidos com a administração de recursos públicos em suas mais diversas formas e áreas de atuação.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou a participação de servidores da Instituição no evento. “É importante a participação de servidores da Ufam, principalmente, do setor de licitação e de compras para agregar mais orientações nos processos de aquisição de produtos e na concorrência para contratação de serviços. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Glória Guimarães, também participou do evento junto com sua equipe”, ressaltou.

O desembargador Cezar Bandiera salientou que o compliance, nascido na iniciativa privada, colabora com a prevenção de eventuais abusos e excessos na atuação das instituições. "As regras de compliance, quando aplicadas ao serviço público, têm por escopo estabelecer diretrizes e orientar comportamentos condizentes com o exercício da função pública, além de representar um criterioso mecanismo de análise de riscos operacionais e gerenciamento de controle interno”, afirmou.

Os participantes receberão certificados de participação com 8h de carga horária.