Página inicial > Notícias Destaque > Ex-vice-reitor da Ufam, diretor geral da ANEEL, recebe título de ‘Cidadão do Amazonas’ da Aleam

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 10h45 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 16h50 | Acessos: 750

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O ex-vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na administração Nelson Fraiji (1993-1997), professor e engenheiro eletricista Helvio Guerra, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o título de ‘Cidadão do Amazonas’, em sessão especial, ocorrida no final da manhã, desta quinta-feira, dia 11 de agosto.

O ex-vice-reitor da Ufam, o professor e engenheiro eletricista, Hélvio Neves Guerra, que hoje ocupa o cargo de diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), recebeu o título de ‘Cidadão do Amazonas’, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), proposta pelo deputado Sinésio da Silva Campos do Partido dos Trabalhadores (PT) por meio do Projeto de Lei nº181/2022.

A mesa de honra da sessão especial foi presidida pelo autor da propositura, deputado estadual Sinésio da Silva, e foi composta pelo diretor do Centro de Ciências do Ambiente (representou o reitor da Ufam, Sylvio Puga, na sessão especial), professor do curso de Agronomia da Ufam, Eron Bezerra. Também compuseram a mesa de honra o representante da etnia Ticuna do Alto Solimões do município de São Paulo de Olivença, Francisco Antônio Guedes, o corregedor geral da Procuradoria Geral do Município (PGM) Daniel Octávio Silva Marinho (representou no ato o prefeito de Manaus, David Almeida; o gerente de pesquisa da Eletronorte, Whylker Moreira Frota (representou o superintendente regional da Eletronorte)

Hélvio Guerra possui o título de Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade de Campinas (Unicamp) e de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (EFEI). Além de professor da Ufam, ocupou os cargos de superintendente da ANEEL entre março de 2001 e março de 2019, de Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME entre março de 2019 a outubro de 2020 e ocupa o cargo de diretor da ANEEL desde novembro de 2020, para o qual foi reconduzido nesta quinta-feira.

O diretor do Centro de Ciência do Ambiente (CCA) da Ufam, professor Eron Bezerra parabenizou a Assembleia pela iniciativa. “Esta homenagem engrandece o parlamento e os parlamentares e quero saudar este homem que é um colega e um brasileiro acima de tudo engajado na defesa das boas causas deste país. A Assembleia e o deputado se agigantam quando prestam homenagem a este amazonense que já era de fato, mas agora é de direito”, afirmou.

Francisco Antônio Guedes, representante da etnia Ticuna do Alto Solimões, disse que foi uma honra ser convidado a participar da sessão especial porque o município e as comunidades do entorno se desenvolveram graças à expansão da rede elétrica e o acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica no Amazonas, encabeçada pelo homenageado.

Destacando a sensação de honra trazida com a homenagem, o diretor geral da ANEEL Hélvio Guerra relembrou que deve ao Amazonas toda a sua experiência profissional. “Considero uma honra receber este título, pois comecei minha vida profissional no Amazonas como professor universitário na Faculdade de Tecnologia da Ufam  e, neste período, fiz tudo que pude para que o setor elétrico pudesse se desenvolver. Trabalhei em vários projetos implantados pela Universidade, então considero que agora sou um cidadão do Amazonas de direito, porque de fato eu já me considerava”, afirmou.