Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inaugura o Laboratório de Altas Habilidades da Faced

Ufam inaugura o Laboratório de Altas Habilidades da Faced

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 12h09 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 12h12 | Acessos: 784

Por Ana Carla Santos
e Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Ufam inaugurou a nova sede do Laboratório de Altas Habilidades/Superdotação, Identificação, Avaliação e Intervenção Pedagógica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) vinculado à Faculdade de Educação (Faced). A solenidade foi realizada na tarde de terça-feira (10), no bloco Rio Juruá, localizado no setor Norte do campus universitário de Manaus.

O laboratório tem o objetivo de promover a avaliação e intervenção pedagógica, psicomotora e psicopedagógica em crianças com altas habilidades/superdotação na faixa etária de 6 a 12 anos, além de contribuir com as atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação. Participaram do descerramento da placa de inauguração, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, o diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victoria, a coordenadora do projeto do Laboratório de Altas Habilidades/Superdotação, professora Maria Almerinda Matos, e a vice-coordenadora do NEPPD, professora Wania Fernandes.

Em seu pronunciamento, o reitor Sylvio Puga destacou o papel social que o NEPPD possui, realizando um trabalho que vem responder algumas necessidades da sociedade. “Isso aqui é uma demanda da sociedade. Existem pessoas, existem crianças que precisam desse trabalho de vocês. E ainda mais agora, com o pós-pandemia. Eu conheço pessoas que sofrem diversas situações por causa do pós-pandemia. Então, agora, professora, eu penso que esse núcleo, que é hiper importante para a nossa Instituição, agora ele se torna muito mais estratégico”, declarou.

Representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a professora Maria Rita Santos da Silva, enfatizou o compromisso da Maria com a sua equipe e com a educação especial. “Esse trabalho é valiosíssimo. Primeiro porque quando se trata de alunos não só da educação básica, porque vai para além, é uma vitória.  Porque há uma carência muito grande em relação às crianças que precisam”, afirmou. “Então, professora Mariazinha, nós, da Propesp, parabenizamos a senhora e sua equipe e almejamos que esse trabalho continue cada vez mais abrangente, alcançando os municípios desejados”, completou, referindo-se à professora Maria Almerinda Matos.

Já o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, ressaltou que o NEPPD confirma a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na acadêmia. “É por isso que o NEPPD é um programa de excelência técnica, muito em função do trabalho coletivo que aqui é realizado, que coloca a Ufam como vanguarda desses estudos, mas principalmente a dedicação da professora Mariazinha”, disse.

O diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victoria, registrou sua satisfação em ver mais uma conquista da Faced se tornar realidade. “Tratar de um laboratório que é o primeiro, isso é tão significativo para nós que merece, sim, toda a honra e destaque necessários para esse processo de construção, que é sempre coletivo”, disse. “Então, é desejar sucesso a mais esse novo empreendimento acadêmico. Nós, da direção, estamos à disposição para ampliar, para ajudar naquilo que for possível para cada vez mais levar não só o nome do núcleo, mas da nossa Universidade Federal do Amazonas para a nossa sociedade amazonense” , completou.

A coordenadora do projeto do Laboratório de Altas Habilidades/Superdotação, professora Maria Almerinda Matos, falou da ausência de iniciativas focadas no público com altas habilidades e superdotação em Manaus e que o NEPPD resolveu preencher essa lacuna na área da educação especial. “Infelizmente, por incrível que pareça, eles (pessoas com altas habilidade e superdotação) são as mais discriminadas principalmente no contexto educacional, mas em todos os sentidos, e eles têm os mesmos direitos de uma pessoa, por exemplo, com autismo ou com uma deficiência intelectual", relatou. “É com muito carinho que a gente recebe os senhores e as senhoras aqui e a partir de segunda-feira já começa o atendimento”, comemorou.