Página inicial > Notícias Destaque > Projeto Cidadania Digital oferece bolsa de R$ 4.150,00 para apoio técnico

Projeto Cidadania Digital oferece bolsa de R$ 4.150,00 para apoio técnico

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 09h04 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 09h25 | Acessos: 1878

Bolsa terá duração de 18 meses e bolsista precisa residir em Parintins durante o projeto

O Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPq) seleciona bolsista para apoio técnico no projeto de pesquisa Cidadania Digital, a ser desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins. Podem concorrer à bolsa de R$ 4.150,00 mensais, com vigência de 18 meses, profissionais de nível superior (graduação em Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda ou Design), com mestrado em qualquer área de conhecimento, sem vínculo de trabalho e com dedicação de 40 horas semanais.

A inscrição já está aberta e segue até às 12h (horário de Manaus) do dia 12 de agosto de 2022, exclusivamente pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A candidatura deve incluir a documentação exigida no edital.

A seleção para a bolsa compreende duas etapas: análise curricular (eliminatória) e entrevista (classificatória), ambas realizadas remotamente.  O bolsista selecionado deve se dedicar integral e exclusivamente às atividades do projeto de pesquisa e residir no município de Parintins, no estado Amazonas, durante os 18 meses de vigência da bolsa, apresentando-se para as atividades presenciais no máximo até 1º de setembro de 2022.

Entre as exigências indicadas no edital estão: experiência na elaboração de relatórios de projetos; produção científica; produção gráfica, sonora e audiovisual; conhecimento no uso de aplicativos de edição, preferencialmente aplicativos Adobe (Illustrator, Photoshop, Premiere, InDesign).

Sobre o projeto

O projeto de Cidadania Digital tem como objetivo geral analisar as relações comunicacionais de povos, comunidades e/ou grupos em situação de minoria, vulnerabilidade social, a partir da perspectiva do digital, nomeadamente do net-ativismo e da cidadania. Ele é coordenado no Amazonas pela professora Marina Magalhães de Morais, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam.

Trata-se de uma parceria científica com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos e as seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Sobre a bolsa

A bolsa de Apoio Técnico AT-IV é concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação no desenvolvimento de atividades de natureza laboratorial, computacional ou de campo.