De volta ao Amazonas após três décadas, professor de Artes da Unicamp ministra, de 2 a 8 de setembro, oficina de desenho animado para crianças indígenas de São Gabriel da Cachoeira
Iniciativa integra projeto internacional que tem o futuro sustentável como tema. “Pretendemos registrar o que as crianças indígenas da Amazônia querem dizer para todas as outras crianças do mundo sobre o futuro sustentável”, afirma Wilson Lazaretti, facilitador da oficina.
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
De 02 a 08 de setembro, o professor do Instituto de Artes da Unicamp, Wilson Lazaretti, realiza uma oficina de desenho animado para as crianças indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, a 862,56 km, em linha reta, de Manaus.
Futuro sustentável
A iniciativa é vinculada ao projeto Futuro Sustentável, da Associação Internacional para o Filme de Animação (AWG-Asifa Workshop Group), entidade fundada há mais de 60 anos e que congrega animadores de mais de trinta países.
Anualmente, a associação propõe a realização de projetos específicos de animação, nos quais crianças de até 12 anos participam como animadores. Neste ano, o tema é Futuro Sustentável e os países participantes reúnem seus grupos de crianças para trabalhar e produzir um curta metragem de animação de, no máximo, dois minutos de duração. Posteriormente, o material será editado com os demais conteúdos dos países participantes para construir um filme só. O país responsável pela montagem é a Inglaterra, através do animador David Bunting.
Avant première na Inglaterra
O filme terá sua avant première no Harrogate Film Festival, na Inglaterra. Depois, será apresentado nos mais importantes festivais de animação internacionais e ficará disponível nas redes sociais e em estações de televisão.
Mensagem para um mundo sustentável
O instrutor da oficina, professor Wilson Lazaretti, que já produziu um filme em São Gabriel da Cachoeira há trinta anos, afirma que o projeto atual possibilitará registrar o que as crianças indígenas da Amazônia querem dizer para todas as outras crianças do mundo sobre o futuro sustentável. “Há mais de 47 anos trabalho com grupos de crianças em oficinas de animação, por todo o Brasil. Neste projeto, particularmente, expresso meu desejo de retornar à Amazônia, especificamente, à cidade de São Gabriel da Cachoeira - AM, onde há mais de 30 anos estive para uma oficina de animação. Isso faz total sentido, buscar lá respostas, através do desenho animado, sobre o que aquelas crianças pensam a respeito daquilo que será um Futuro Sustentável, tanto para a própria Amazônia, quanto para aqueles que habitam foram dela. A questão fundamental da oficina é, na verdade, aprender com os membros da localidade o que devemos fazer para assegurar um futuro sustentável e não apenas advertir a sociedade para que sofra menos ao enfrentar este grande desafio. A realização deste projeto com crianças da Amazônia foi muito bem aceita pela AWG, que até me concedeu um prazo maior para o envio da parte brasileira para a Inglaterra. A participação de crianças indígenas da Amazônia brasileira vai dar bastante substância ao projeto internacional e irá contribuir para que a Amazônia seja vista sob o olhar animado das crianças indígenas” declarou o professor de Artes da Unicamp.
Redes Sociais