Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > De volta ao Amazonas após três décadas, professor de Artes da Unicamp ministra, de 2 a 8 de setembro, oficina de desenho animado para crianças indígenas de São Gabriel da Cachoeira
Início do conteúdo da página

De volta ao Amazonas após três décadas, professor de Artes da Unicamp ministra, de 2 a 8 de setembro, oficina de desenho animado para crianças indígenas de São Gabriel da Cachoeira

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 09h35 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 11h12 | Acessos: 982

Iniciativa integra projeto internacional que tem o futuro sustentável como tema. “Pretendemos registrar o que as crianças indígenas da Amazônia querem dizer para todas as outras crianças do mundo sobre o futuro sustentável”, afirma Wilson Lazaretti, facilitador da oficina.

Por Márcia Grana                       

Equipe Ascom Ufam

De 02 a 08 de setembro, o professor do Instituto de Artes da Unicamp, Wilson Lazaretti, realiza uma oficina de desenho animado para as crianças indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, a 862,56 km, em linha reta, de Manaus.

Futuro sustentável

A iniciativa é vinculada ao projeto Futuro Sustentável, da Associação Internacional para o Filme de Animação (AWG-Asifa Workshop Group), entidade fundada há mais de 60 anos e que congrega animadores de mais de trinta países.

Anualmente, a associação propõe a realização de projetos específicos de animação, nos quais crianças de até 12 anos participam como animadores. Neste ano, o tema é Futuro Sustentável e os países participantes reúnem seus grupos de crianças para trabalhar e produzir um curta metragem de animação de, no máximo, dois minutos de duração. Posteriormente, o material será editado com os demais conteúdos dos países participantes para construir um filme só. O país responsável pela montagem é a Inglaterra, através do animador David Bunting.

Avant première na Inglaterra

O filme terá sua avant première no Harrogate Film Festival, na Inglaterra. Depois, será apresentado nos mais importantes festivais de animação internacionais e ficará disponível nas redes sociais e em estações de televisão.

Mensagem para um mundo sustentável

O instrutor da oficina, professor Wilson Lazaretti, que já produziu um filme em São Gabriel da Cachoeira há trinta anos, afirma que o projeto atual possibilitará registrar o que as crianças indígenas da Amazônia querem dizer para todas as outras crianças do mundo sobre o futuro sustentável. “Há mais de 47 anos trabalho com grupos de crianças em oficinas de animação, por todo o Brasil. Neste projeto, particularmente, expresso meu desejo de retornar à Amazônia, especificamente, à cidade de São Gabriel da Cachoeira - AM, onde há mais de 30 anos estive para uma oficina de animação. Isso faz total sentido, buscar lá respostas, através do desenho animado, sobre o que aquelas crianças pensam a respeito daquilo que será um Futuro Sustentável, tanto para a própria Amazônia, quanto para aqueles que habitam foram dela. A questão fundamental da oficina é, na verdade, aprender com os membros da localidade o que devemos fazer para assegurar um futuro sustentável e não apenas advertir a sociedade para que sofra menos ao enfrentar este grande desafio. A realização deste projeto com crianças da Amazônia foi muito bem aceita pela AWG, que até me concedeu um prazo maior para o envio da parte brasileira para a Inglaterra. A participação de crianças indígenas da Amazônia brasileira vai dar bastante substância ao projeto internacional e irá contribuir para que a Amazônia seja vista sob o olhar animado das crianças indígenas” declarou o professor de Artes da Unicamp. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página