Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inaugura 35 pontos de conexão digital entre unidades acadêmicas

Ufam inaugura 35 pontos de conexão digital entre unidades acadêmicas

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 17h51 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 18h03 | Acessos: 667

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O uso da conexão digital já é uma realidade na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na tarde desta terça-feira, 2, o reitor, professor Sylvio Puga e a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe participaram da sessão de inauguração dos equipamentos de vídeoconferência conferido nos 35 pontos de conexão digital que possibilitará o uso tecnológico para uma comunicação mais eficiente entre as Unidades Acadêmicas da Ufam. A sessão ocorreu no formato on-line na Sala de Reunião da Reitoria com os diretores e representantes das Unidades Acadêmicas.

Em pronunciamento, o reitor professor Sylvio Puga, disse que o momento é de felicidade para Administração Superior assim como para os representantes das Unidades Acadêmicas, porque acredita que a Instituição cada vez mais se integra pela via tecnológica. Ele enfatiza que a integração externa já ocorria com outras universidades brasileira, mas que, agora, a integração é interna.

O reitor exemplifica quanto a necessidade de alguma direção tiver que conversar com a Administração Superior de forma presencial; agora, essa ação poderá ser realizada com o uso tecnológico, que transcorrerá com menos tempo e com resposta mais rápida a Unidade Acadêmica.

“É claro que isso gera desafios, mas que podem ser superados, e, isso faz parte do contexto de uma Universidade única no Brasil, existente dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Essa unicidade permite a diferença, pela qual chama a atenção de todos que nos visitam. É claro que, essa especificidade gera desafios que serão trabalhados para superação e, isso faz parte da história da Universidade”, expôs o reitor, professor Sylvio Puga.

A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe que esteve presente na reunião, lembrou que a iniciativa do uso da tecnologia foi proposta inicial da primeira gestão do reitor, professor Sylvio Puga, que acreditou na conectividade digital da Universidade. Ela conta que fatores externos atrasaram a distribuição dos equipamentos as Unidades Acadêmicas e Pró-Reitorias e, aponta a pandemia como o principal fator, mas que agora a proposta inicial se concretiza na segunda gestão que estará conectada aos problemas de cada Unidade Acadêmica.

O diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctic), Jorge Carlos Magno Lima, disse que o ato faz parte de um processo colaborativo entre as Unidades Acadêmicas, finalizado com a entrega de equipamentos de última geração em termos de qualidade de imagem. “ Isso faz parte de um processo de digitalização e modernização da comunicação na Universidade que contará como os serviços da Google Workspace for Education Plus”, comentou Carlos Magno.

“É uma nova assinatura realizada junto a Google, criar e restabelecer algumas funcionalidades de reuniões digitais como a gravação de eventos, maior participação de pessoas, transmissão ao vivo sem a intervenção de outros ferramentas. Os alunos passaram ter acesso ao ambiente digital através de e-mails institucionais para os que estão matriculados regularmente na Ufam. E, com isso se consolida o processo de maior segurança durante a realização dos eventos”, finalizou o diretor do Ctic.