Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e Escola de Contas do TCE planejam ações conjuntas

Ufam e Escola de Contas do TCE planejam ações conjuntas

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 12h35 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 12h54 | Acessos: 613

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta terça-feira (2), o reitor Sylvio Puga recebeu a visita de representantes da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE) na sala de reuniões do gabinete. Estabelecer parceria para realizar ações em conjunto foi o objetivo do encontro.

A agenda foi uma demanda da equipe da ECP composta por José Tito Lindoso, Júlio Torres e Jéssica Natacha Marinho para a administração da Ufam e para os coordenadores dos cursos de Direito, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais e Comunicação Social. De acordo com os representantes do TCE, a pauta principal era convidar os estudantes dos cursos citados a participarem do evento promovido pela ECP intitulado “Ciclo de vida: Direitos da criança e do adolescente, da mulher e do idoso”, que será realizado no dia 9 de agosto, das 9h às 12h, no auditório do TCE. “Além de convidar para o nosso evento, tivemos a intenção de divulgar o trabalho da Escola de Contas como braço pedagógico do Tribunal que pode atingir os acadêmicos por meio de cursos, workshops, atividades diversas pedagógicas que são gratuitas e com certificação”, declarou Jéssica, assessora pedagógica da ECP. “O nosso intuito é estreitar o laço do Tribunal com a comunidade acadêmica trazendo-os para dentro da corte, além de conhecer e participar de formações”, completou.

Para o reitor Sylvio Puga, a aproximação entre a Universidade e a ECP/TCE é mais um exemplo da busca do aperfeiçoamento contínuo na formação ofertada aos estudantes da Ufam. “Ficamos muito felizes com esta iniciativa. O TCE tem uma grande parceria com a Ufam e os nossos estudantes terão muito a aprender com a experiência e tradição do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas”, ressaltou.

A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Roberta Justina, aprovou a parceria e acredita que será uma oportunidade a mais para os estudantes ampliarem seus conhecimentos. “É uma parceria bem importante para todos os cursos da Universidade. Isso possibilita a ampliação do conhecimento extramuros da Universidade com temas importantes para todos os públicos, já que o TCE trabalha a questão das políticas sociais, do controle social”, expôs.

Já o professor Marck Torres, da Faculdade de Psicologia, convidou os visitantes a participarem das atividades acadêmicas e aproximar a ECP e o TCE dos estudantes. “Esta é uma importante interface com as outras áreas do conhecimento, inclusive para conhecer o que vocês realizam”, disse.

Segundo os visitantes, todos os eventos que a ECP promove são gratuitos, mas é preciso observar qual o público-alvo. “Cerca de 80% dos nossos cursos são abertos ao público. Nós temos cursos e eventos de forma presencial, online, é só escolher”, informa Jéssica Marinho.

Acesse a página da ECP/TCE para conhecer a toda programação.