Página inicial > Notícias Destaque > Ufam conquista R$ 4,6 milhões na chamada pública do CT-Infra Finep

Ufam conquista R$ 4,6 milhões na chamada pública do CT-Infra Finep

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 10h08 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 16h01 | Acessos: 541

Resultado final da chamada pública foi divulgado nesta segunda-feira, 01, no  site da Finep. Recurso será aplicado na renovação e na ampliação do parque tecnológico do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi uma das contempladas na chamada pública do CT-Infra Finep voltada ao investimento na infraestrutura de pesquisa em áreas prioritárias (Proinfra).  O resultado final da chamada pública foi divulgado nesta segunda-feira, 01, no  site da Finep.

Com a aprovação do projeto “Equipamentos multiusuários para o Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam” serão destinados à Universidade, aproximadamente, R$ 4,6 milhões para renovar e ampliar o parque tecnológico do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM).

Fortalecimento de pesquisas

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal, destaca que essa aprovação junto à Finep, além de apoiar a infraestrutura do parque tecnológico do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM), fortalece as pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação da Ufam.  “Para a Universidade Federal do Amazonas, essa aprovação junto à Finep é muito importante, pois vai possibilitar a compra de equipamentos para o Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam, equipamentos esses que são multiusuários e que apoiam pesquisas em diversas áreas do conhecimento, pesquisas que são feitas no âmbito da pós-graduação e que fortalecem os grupos de pesquisa da nossa universidade”, declara a gestora.

Equipamentos

O coordenador do projeto, professor Jamal Chaar, detalha as aquisições que serão feitas para o CAM. “Serão adquiridos equipamentos de análises cromatográficas e de espectrometria de massas, consolidando pesquisas relacionadas aos produtos naturais e proteínas da maior biodiversidade terrestre do planeta, com ligação direta à bioeconomia. Para impulsionar as pesquisas em bioquímica e biologia, serão adquiridos uma ultracentrífuga capaz de viabilizar a purificação de proteínas, vírus e nanopartículas, bem como extração de membranas e organelas, etapa fundamental no desenvolvimento de bioprocessos, além de uma sonda multielementar para impulsionar a capacidade de análises de ressonância magnética nuclear, extremamente importante para a caracterização de bioprodutos. Tais aquisições farão com que a Ufam, a maior universidade da Amazônia Ocidental, ofereça a superação de grandes obstáculos para o desenvolvimento científico e tecnológico regional, base para o uso sustentável da biodiversidade e demais riquezas amazônicas”, afirmou o coordenador do projeto selecionado.