Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Na comunidade indígena Tunuí Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira, Ufam realiza colação de grau da turma Baniwa
Início do conteúdo da página

Na comunidade indígena Tunuí Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira, Ufam realiza colação de grau da turma Baniwa

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2022, 11h01 | Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2022, 12h16 | Acessos: 1691

 

Por Carla Santos

Ascom Ufam

Tunuí Cachoeira é uma comunidade indígena de maioria baniwa que recebeu, no último dia 28 de julho, a comitiva da Ufam para proceder à colação de grau da turma de Licenciatura Indígena de Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). 

Ao todo, foram 30 novos profissionais formados que agora poderão contribuir com seus conhecimentos, aliando saberes tradicionais e acadêmico-científicos observando as especificidades de língua e cultura do modelo educacional indígena, do município mais nativo do País, que é São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros em linha reta de Manaus. 

Além de Tunuí Cachoeira, a Ufam também outorgou graus em Santa Isabel do Rio Negro, Taracuá e ainda formará em solenidade que deve acontecer em Maturacá. Estas duas últimas são comunidades indígenas e todas tiveram a presença do reitor da Instituição, professor Sylvio Puga, o que representa um fato histórico para os registros da Instituição. A passagem da comitiva por SGC também levou novidades sobre pós-graduação em SGC, já a partir de 2023. 

A mesa do evento, composta pelo reitor, também contou com a diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas Torres, o coordenador da Licenciatura, professor Nelcioney José de Souza, os representantes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Dário Casimiro e Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Juvêncio Cardoso, respectivamente, e o líder da comunidade, 'capitão' Sebastião Apolinário, Além dele, o vereador Orípio Júlio.

Como patrono e paraninfa, o professor João Lino de Oliveira Neves e a professora aposentada, Ivani Ribeiro, tiveram seus nomes respectivamente registrados, dadas as suas ausências.  

O orador da turma, Sérgio Camico da Silva, ressaltou o apoio do movimento indígena à oferta do curso e também as parcerias firmadas para que ele fosse possível de ser realizado. "Tivemos apoio de todos e ultrapassamos esses dias de angústia e inquietação com a certeza de que a educação deve ser valorizada e serve como ponte para nos unirmos e alcançarmos mais conquistas. Sem esforço não vamos adiante e sabemos o quanto nos esforçamos para estar aqui, ou porque não tínhamos combustível para as nossas embarcações ou porque a própria pandemia deixou em suspenso a esperança de que pudéssemos prosseguir com o curso. Mas, por fim, o momento mais aguardado por nós, chegou", disse, em tom de comemoração. 

Um dos entes de cooperação da Ufam para promoção do curso, a Foirn, também teve fala durante a cerimônia. "A bagagem intelectual de vocês está mais completa com este diploma e com ele, nós seguimos em prol da educação para a melhoria do nosso povo, da nossa comunidade. Esse é um ciclo que se encerra para que outros se iniciem, ainda com mais responsabilidades. Daqui em diante serão orientadores e formadores com compromissos e responsabilidade de orientar e liderar a formação da nova geração do povo Baniwa e Koripako. Serão protagonistas do nosso processo histórico como Medzeniakonai e na consolidação da educação escolar indígena no Rio Negro, no Amazonas e Brasil", disse Dário Casimiro, diretor da Federação.

O pronunciamento do coordenador da Licenciatura, professor Nelcioney José de Souza Araújo, se  foi da troca de experiências entre não brancos e indígenas. "Tenham a certeza que quando saímos daqui, estamos transformados, afinal aprendems muito mais do que ensinamos. Estamos dentro de um Brasil excepcional, com indíviduos excepcionais e que poucos têm a chance de vivenciar e conviver. Nosso papel aqui é de dar suporte a vocês, porque vocês sabem aonde querem chegar, então vamos pavimentar o caminho para que assumam o protagonismo", disse. 

O representante da Seduc, Juvêncio Cardoso, falou das parcerias. "É um momento histórico, uma conquista. O povo baniwa em meados do mês passado selou um acordo de cooperação com  educação/USP, que vem depois do tratado com a Ufam. Ou seja, a Ufam, vem nos permitindo expandir novos horizontes", observou. 

A diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas Torres salientou a importância da educação Indígena diferenciada para o Alto Rio Negro. "O fato de quatro turmas conseguirem formar seus alunos é um fato histórico, um ato de resistência e nós temos acompanhado isto desde 1986. Nós sabemos dessa vocação da Ufam e é isso que ela significa, ser universal, tal qual seja o significado de universidade", frisou. Ela fez ainda agradecimentos à professora Ivani e ao professor Lino, por suas vidas dedicadas à causa da educação indígena. 

Junto ao reitor, a diretora também anunciou para janeiro de 2023, a implementação do curso de mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia, fincado em São Gabriel da Cachoeira. 

"Enfrentamos mais de seis horas para chegar aqui e poder cumprir com nosso papel social com a causa indígena. Não há cansaço, não há distância, há missão e viemos cumpri-la com muita felicidade e que iremos continuar juntos de vocês. Aprendemos de maneira dolorida, com o advento da pandemia, que temos de pensar em soluções e as tecnologias são algumas delas. A exemplo disso, assinamos recentemente, um acordo com o Ministério da Saúde para trazermos para o interior do estado, consultas com especialistas por videoconferência e SGC está entre os municípios contemplados. A mediação por ferramentas tecnológicas é uma realidade e nós estamos nos adaptando", disse. 

Por fim, o reitor fez uso da metáfora para dizer que a colação não é o fim, mas o começo de uma nova etapa da vida dos já profissionais. "Antes da solenidade, caiu uma forte chuva sobre Tunuí, que está localizado sobre um monte. A chuva, nas nossas crendices, é uma benção e o diploma que vocês recebem, alinhavado com fios cor de ouro, a bonança. É a colheita da semeadura que fizeram, é resultado do esforço de vocês. Vejam, a nossa responsabilidade não termina, ela redobra e a de vocês, igualmente, em especial para com o seu povo. Aproveito esta valorosa oportunidade e para reconhecer os feitos daqueles que iniciaram essa jornada: os ex-coordenadores do curso, professores Frantomé Bezerra Pachêco e Luiz Fernando de Souza Santos (em memória) e ao professor Higino Tenório (também em memória) e às contribuições da professora aposentada Ivani Ferreira e do técnico-administrativo, Silvio teles, do IFCHS", finalizou. 

 

Sobre a Licenciatura indígena

A região do rio Negro, noroeste da Amazônia é território de 23 povos indígenas pertencentes às famílias linguísticas Tukano Oriental, Japurá-Uaupés (anteriormente denominada Maku), Aruak, Tupi e Yanomami, que perfazem 95% da população e da extensão territorial do município de São Gabriel da Cachoeira (112.000.000 ha). Isso faz dela a região com a maior diversidade linguística do Brasil e do continente americano. Sua população total é de 29.951 habitantes, embora a prefeitura faça uma estimativa atual de 46.000 habitantes, distribuídos em 427 comunidades.

Vale ressaltar que este curso é desenvolvido não apenas na região com a maior pluralidade linguística do País, mas também em duas das maiores terras indígenas já demarcadas no Brasil. A primeira, Terra Indígena Yanomami demarcada em 1992 e a segunda, Terra Indígena do Alto Rio Negro em 1998, impar no país por ter sido demarcada de maneira contínua em um único território para 22 povos indígenas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página