Equipe do Laboratório Hidrogeo desenvolve plataforma virtual para apresentar resultados da pesquisa “Emergência climática em cidades amazônicas”
Produtos gráficos, cartográficos e educacionais da pesquisa em desenvolvimento podem ser acessados no link Plataforma Emergência Climática
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Para compreender os eventos extremos e seus efeitos à saúde em cidades do estado do Amazonas, a equipe do laboratório Hidrogeo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza a pesquisa “Emergência Climática em Cidades Amazônicas”.
Plataforma virtual
Em fase de desenvolvimento, a pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), já colocou à disposição da comunidade acadêmica e da sociedade civil uma plataforma virtual para divulgar os primeiros resultados alcançados com os estudos.
Acesso gratuito e aberto
Os produtos gráficos, cartográficos e educacionais, com acesso gratuito e aberto, da produção intelectual desenvolvida pela equipe do projeto de pesquisa podem ser acessados no endereço eletrônico https://emergenciaclimaticaam.com.br .
Extremos climáticos e saúde
A coordenadora da pesquisa, professora Natacha Aleixo, detalha os produtos já disponíveis na plataforma virtual. “Inicialmente, foram divulgados os produtos dos extremos térmicos e doenças circulatórias e respiratórias para quatro localidades: Manaus, Coari, Tefé e Itacoatiara, bem como indicadores representativos das condições de vulnerabilidade social nas cidades, uma vez que extremos climáticos podem agravar a situação de saúde das populações e dos lugares mais vulneráveis”, ressalta a pesquisadora e professora do Departamento de Geografia da Ufam.
Redes Sociais