Página inicial > Notícias Destaque > Ufam participa do I Workshop de Inovação Tecnológica promovido pela UEA

Ufam participa do I Workshop de Inovação Tecnológica promovido pela UEA

Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 11h24 | Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2022, 11h06 | Acessos: 622

Temas de relevância para as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s), como a Lei de Informática, as dificuldades para o amadurecimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e os editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estiveram entre os temas debatidos durante o encontro promovido pela Universidade do Estado do Amazonas

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participou, na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, do I Workshop de Inovação Tecnológica promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Temas

Entre os temas de relevância para as ICT´s que foram debatidos durante o encontro estiveram “Desvendando a Lei de Informática”, no qual o palestrante Ygor Thomé, coordenador do CGET da Superintendência da Zona Franca de Manaus, expôs os alicerces para o fortalecimento do ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I); a exposição dos editais da Financiadora de Estudos e projetos (Finep) e a divulgação do recém-lançado Programa Prioritário, vinculado à área de capacitação em empreendedorismo e inovação.

Parceria

A vice-reitora da Ufam, professora Terezinha Fraxe, destacou a parceria entre as pró-reitorias de Inovação Tecnológica da Ufam e da UEA. "A Ufam já possui uma pró-reitoria de Inovação Tecnológica há mais tempo, a Protec. Nesse sentido, desde que reiniciamos a discussão sobre inovação tecnológica  aliada à tecnologia social, a UEA tem sido nossa parceira. Estamos juntos nessa empreitada com o professor Antônio Mesquita, pró-reitor de Inovação tecnológica da UEA. A Ufam, com sua longevidade educacional, leva a perspectiva de trabalhar para implantar uma cultura de pesquisa e desenvolvimento (P&D)", afirmou a gestora da Ufam.

Integração de pesquisadores

Pró-reitora de Inovação Tecnológica, a professora Maria do Perpétuo Socorro Lima Verde Coelho, ressaltou os aspectos que considerou mais importantes do evento.  “O workshop proporcionou esclarecimentos acerca da Lei de Informática e os mecanismos de incentivo fiscal para as empresas que almejam investir nas ICT´s em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), além de orientações de como as ICT´s podem se cadastrar no  Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) para submeter projetos advindos da referida Lei. Também aproveitamos a oportunidade de maior integração com os pesquisadores da UEA, do Ifam e da própria Ufam”, declarou a pró-reitora.